Da necessidade à aprendizagem - Projecto de tecelagem

Nesta casa de bonecas não havia tapetes... Foi assim que surgiu o interesse pelo "projecto" de tecelagem em casa!
Nas férias da Páscoa, nas férias desportivas e na edição deste ano da "Galaicofolia", a pequena já tinha aprendido mais sobre esta actividade ancestral e aplicado a tecnica nos dois workshops sob a orientação dos tecnicos do Centro Interpretativo do Castro S. Lourenço. No entanto, à excepção do mini tear decorativo, as peças ficaram no Centro Interpretativo. 
Assim que surgiu a necessidade de ter tapetes na casa de bonecas, pôs mãos à obra, mobilizando os conhecimentos já adquiridos para a  execução do seu projecto. E porque lhe chamo projecto? Porque é uma terminologia bastante usada em educação mas nem sempre compreendida por todos. Nesta actividade existem algumas etapas até chegar ao produto final, transformando-a num projecto da criança pois foi dela que partiu a necessidade! Mais importante do que lhe satisfazer as necessidades, é envolve-la no processo de aprendizagem e de procura de conhecimento.
O papel do adulto na educação das crianças pode resumir-se a um orientador, proporcionando experiências significativas e diversificadas às quais as crianças possam recorrer para criar novo conhecimento. Podemos intervir, colocando questões pertinentes, de forma a provover a estrutura e organização das ideias, tais como:
- O que queres construír?
- Quais os materiais necessários?
- Onde encontramos os materiais?
- Como vamos fazer?
- Quem vai fazer o quê?
- Onde famos fazer?
- Quando vamos fazer?
- Como vamos apresentar o resultado final?
- O que aprendemos? 

É importante dar liberdade para pensar e espaço para errar... Com os erros aprendemos muitas coisas!
 
Neste projecto de tecelagem não registamos as fases em papel porque não estamos na escola e não é isso que acontece habitualmente no dia-a-dia. Todos fazemos projectos mentalmente e regularmente pois é uma forma de resolução de problemas quotidianos.
1. Fizemos a lista de material necessário;
2. Reunimos o material: lãs e teares que já existiam cá em casa;
3. Escolhemos o tear mais adequado de acordo com a necessidade;
4. Ajustamos dimensões;
5. Aplicamos os conhecimentos (relembrando experiências anteriores); 
6. Pesquisamos sobre diferentes formas de entrelaçar os fios;
7. Produzimos pequenos tapetes para a casa de bonecas. 

Quem desejar experimentar e não tiver um tear, pode sempre construir um com um pequeno pedaço de cartão, não esquecendo que o mais importante é o processo, o produto é a recompensa final 🙂. Tenho a certeza de que esta actividade também evoluirá para outras aprendizagens!!

Além do seu papel histórico, a tecelagem pode ser uma boa forma de expressar a criatividade, trabalhar a motricidade fina, coordenação óculo-motora, concentração e tornar-se uma actividade relaxante. 
Boas explorações! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!