A leitura, a escrita e a consciência fonológica!


Íris, 4 anos e 10 meses

O interesse pela leitura e escrita não é novo cá por casa. Já temos estas letras há algum tempo mas nem sempre a pequena as escolhe para explorar. O ideal seria um alfabeto móvel montessori, mas como é um bocadinho dispendioso vai ficando na lista de desejos e utilizamos o que temos à disposição.

Comprei duas destas caixinha de letras maiúsculas nos chineses, que por enquanto servem o propósito de "escrever" palavras.

Temos alguns cartões com nomenclatura (palavras), que ela usa para copiar, só que ultimamente tem mostrado interesse por "escrever" o que vai dizendo em voz alta, decompondo as palavras letra a letra, o que é maravilhoso 🥰.


Passada a fase de reconhecimento das letras e da sua associação a um som específico, tem-se tornado cada vez mais fácil de "escrever" autónomamente (precisa de ajuda nas palavras com H, os S que se lêem Z, os CH e os X).

Como gostamos de ler, a motivação para a leitura já é intrínseca e o momento da história à noite é sagrado. 

E assim, a brincar,a brincar se motiva para a leitura (contando histórias e partilhando momentos de leitura em família, cada um com os seus livros), para a escrita (brincando com letras, compondo palavras por vezes inventadas e ilegíveis, outras legíveis) e se desenvolve a consciência fonológica (descobrindo os sons das letras e de palavras que rimam) adquirido consciência da palavra.

A melhor parte, é que nada é imposto, é ao ritmo dela e de acordo com os seus interesses. A intervenção do adulto está na disponibilização, demonstração da funcionalidade dos materiais e na ajuda que a criança possa pedir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica