Professores, familia, festas, reuniões e natal!


Sou contratada e este ano tenho a sorte de estar a trabalhar pertinho de casa, numa escola maravilhosa, com crianças, pais, professores e assistentes extraordinários que me fazem sentir mesmo em casa! 

Tem sido um privilégio partilhar os dias com esta "família escolar". 

O melhor de tudo? A tranquilidade dos dias e as aprendizagens sem pressas, ao ritmo de cada um.

Habitualmente, por esta altura em muitas escolas, há crianças e adultos stressados com ensaios para festas (já passei por isso) e a ver se os presentinhos feitos nas salas estão prontos a tempo. Ufa... 

Por cá, antes da interrupção lectiva viveram-se dias tranquilos, com "presentinhos" que já decoraram a nossa árvore e que serão lembranças destes dias nos natais que virão. Não houve ensaios, não houve stress para os pequenos nem decorações exageradas, daquelas que nos cansam os olhinhos. 

Por estes dias, há ainda o trabalho que muitos não vêem,  avaliações para fazer e entregar aos pais em tempo recorde, mais as reuniões e as atas de articulação, de departamento, de avaliação do pcg, do paa, das aaaf, referênciações para as eli's, emaei's... Eu sei, são muitas siglas! E também é muito tempo que roubamos à nossa família para fazer tudo isto. 

Este ano o almoço-convívio foi a "nossa" festa e foi fantástica! Até veio o Pai Natal!!!

o, os pais não participaram. A festa foi só nossa, para nós adultos e para as crianças, que não têm que ser sempre os animadores dos espectáculos natalícios, nem acho que devam ficar com a ideia de que têm que estar sempre a tentar agradar aos outros. 

A festa do Natal é juntar a família e por cá juntamos a nossa, com quem partilhamos os dias. 

Os finais dos dias foram mais complicados cá por casa, pois felizmente há quem sinta a minha falta, que precise de colo e de mimo e que ultimamente me viu dar prioridade ao computador. 

Se chegaram até aqui sem perceber a mensagem, é simples: os professores têm família! A escola pode ser família mas não deixa de ser trabalho. 

Para este Natal, desejo que TODOS aqueles que são fãs (e críticos) das festas das escolas dos filhos se lembrem disso, do esforço que muitos profissionais fazem nesta altura do ano, sobretudo nas IPSS'S. Valorizem-nos! 

Aos que "exigem" que os espetáculos se realizem à noite ou aos fins-de-semana, desejo que se lembrem que os profissionais também são pais, mães e filhos e não têm que dar prioridade ao trabalho em detrimento das suas famílias. 

Desejo ainda que tomem consciência de que nem todos vivem perto das suas escolas, que fazem muitos km diários e que ninguém nos paga horas extraordinárias. 

Nesta época do ano, sejam compreensivos. Existirão outros momentos durante o ano em que poderão ver os vossos filhos num palco (se eles assim o desejarem pois nem todos têm as mesmas ambições)e que existem outras formas de celebrar. 

Finalmente, agradeço aos pais dos "meus" meninos, em especial, que compreendem que eu também sou mãe ❤️, são realmente os melhores pais do mundo! Obrigada! É por isso que os vossos filhos também são os melhores!!! As escolas não se "medem" pelo número de atividades, medem-se pelo amor ao próximo. 

E agora... Agora é tempo de dar miminho ao meu tesouro, que adormeceu antes de jantar porque só queria um colinho da mamã no sofá! 

Feliz Natal! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!