Mamã, quero peixinhos para o meu aquário! Dar continuidade aos interesses da criança.


A primeira vez que o nosso aquário teve habitantes, tinha ela um ano e meio. Foi pedindo peixes de vez em quando mas conseguimos sempre que mudasse de ideias porque morriam em pouco tempo... Desta vez, foi mais firme na decisão! 

O interesse
Numa sexta-feira perguntou se podia ir comprar peixes com o dinheiro dela (coisa rara porque nunca o quer gastar) e percebi que o assunto era sério! Respondi que antes dos peixes, seria necessário lavar o aquário, enchê-lo e deixar repousar. No dia seguinte, voltou a perguntar, mas era sábado e as lojas só abririam na segunda-feira. Na segunda-feira ao acordar, adivinhem qual foi a primeira pergunta? A que horas abria a loja... (Eu nem sabia onde ia encontrar peixes para o aquário em Esposende). 
Tratamos de preparar o ambiente.

As noções de tempo estão já perfeitamente interiorizadas mas a sequência de acontecimentos ajuda na organização do pensamento e por isso revemos mentalmente, verbalizando, os passos a seguir. 

A pesquisa
Fomos pesquisar na internet sobre aquários e peixes de água fria (o nosso aquário é de água fria). Depois, ela sugeriu a pesquisa no google por "lojas de peixes" e após algumas tentativas, lá encontramos uma local onde podiamos comprar um ou dois peixinhos... Trouxemos dois porque, segundo ela, assim faziam companhia um ao outro.


Prestou bastante atenção ao que disse a senhora da loja e cumpre escrupulosamente o horário e quantidade de comida que dá aos seus peixinhos. Aproveitei para abordar as partes do animal. Temos ainda o ciclo de vida do salmão, em miniatura. 

O conhecimento


As perguntas sobre os peixes e o meio aquático eram imensas (eu não sei responder a todas). Selecionei alguns livros para explorarmos o tema e alguns materiais complementares para desenvolvimento de outras destrezas cujos links deixo aqui:

Raio X - Animais aquáticos (para utilizar com a caixa de luz)

Imagens reais para animais de raio-x (que retirei da internet para associar aos raio-x)

Child Led Life Fish Unit (onde encontrei algumas ideias e os cartões em 3 partes do peixe)

Family Mood On (totalmente em português, os materiais de junho permitem imensas explorações sobre o tema. Excelente recurso para famílias e escolas)

Os nossos livros:




Os dias vão passando e vamos aproveitando as oportunidades para aumentar o conhecimento sobre este interesse espontâneo. Seja na observação, nas idas à praia e procura por respostas, projetos artísticos, contagens, seriação, categorização, exploração de texturas... Uma infinidade de experiências! 







Uma das mais fascinantes foi a observação de conchas, búzios e pedras. 

Afinal, todos os dias são bons para aprender coisas novas, em família ❤️




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!