"Immersive Experience" - Floresta!

Na maioria das vezes, não precisamos de muito para proporcionar experiências únicas aos nossos filhos. Nas redes sociais vão surgindo ambientes preparados sobre algum tema, com livros, jogos e actividades muito bem organizados em prateleiras meticulosamente decoradas para trabalhar um tema. Embora o faça de tempos a tempos, gostaria de partilhar convosco que há outras formas mais simples e mais ricas de conhecer mais sobre determinado tema/assunto/interesse.

Voltando no tempo à minha formação de base, recordo o lema do percursor da pedagogia de projecto, Jonh Dewey - "Learning by doing". Esta visão educativa, que tanto marcou o meu percurso pessoal e profissional, continua a fazer-me todo o sentido na medida em que continuo a acreditar que a criança deve interagir com o ambiente para se adaptar e aprender. 


Ao integarir com o meio, resolvendo problemas que se colocam, a criança (e o adulto também), vão gradualmente adquirindo  mais competências nos diversos domínios de desenvolvimento, à medida que encontram a sua própria forma de planeamento e organização, na concretização das suas intenções. Esta aprendizagem é por isso natural e consequentemente mais significativa do que se fosse realizada fora do contexto pois advém dos interesses de cada um.

Posto isto, à excepção dos temas/assuntos que não podemos encontrar no nosso meio envolvente, não se observa a necessidade de criar uma área artificial, quando se pode viver uma experiência imersiva. Para quê ficar com a cópia quando temos o original tão perto?

Uma dessas áreas é a floresta. De nada adianta conhecer florestas ou espécies de outras zonas e países se não conhecermos primeiro a nossa floresta autóctone. No nosso caso, está aqui bem perto de casa!

Desta vez levamos alguns livros nas mochilas (o "Maravilhas da Natureza" é gigante mas a miúda sempre teve um fascínio por ele) escolhidos por ambas, binóculos, lupa, lanche e fomos passar umas horas na floresta. Contemplamos a beleza natural, observamos fauna e flora, apuramos os sentidos e destrezas, partilhamos conhecimentos e investigamos.

Pelo caminho, ainda tivemos tempo para recordar o que aprendemos anteriormente sobre a vida quotidiana nos tempos da idade do ferro e do bronze.

"I believe that the school must represent present life-life as real and vital to the child as that which he carries on in the home, in the neighborhood, or on the playground." - John Dewey (My Pedagogic Creed)

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