Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...

Não gosto dos projetos e projetinhos das escolas cujo único objectivo é tão só: "fazer com que os pais brinquem ou joguem qualquer coisinha com os filhos"!

Como Educadores / Professores, não temos que motivar os pais a brincar com os próprios filhos ou os filhos com os pais, devia ser algo natural entre ambos. Se não existe esse hábito é porque um dos intervenientes não quer... E se não quer, há que respeitar! Tudo o que é forçado deixa de ser natural e consequentemente genuino.

Não sabemos quais são as rotinas tão próprias de cada familia, nem conhecemos as especificidades das relações, interações,  como fazem a sua gestão do tempo e dos seus gostos pessoais.

Insistir no "trabalhinho" que "vai pôr os pais a brincar com os filhos" é desnecessário pois se há famílias que se divertem a ver um filme juntos, há outros que só querem um colinho, outros que se divertem a cozinhar, a andar de bicicleta ou até a não fazer nada!

Nós? Divertimo-nos imenso a construir uma casa de bonecas numa caixa de sapatos, não porque alguém nos aconselhou que o fizessemos mas porque encontramos este passatempo juntas.
É que a magia de brincar também está em descobrirmos gostos e  interesses comuns, investindo na relação que nos une a cada dia que passa 🙂

Talvez as famílias só precisem de tempo e de menos directividade, para que possam, elas mesmas, encontrar o que as une, a sua essência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?