Vida Prática: O estendal!


Hoje fomos à Mouse Design buscar uma encomenda para uma amiga. Este estendal é uma delícia de "brinquedo" e a Íris gostou tanto que pode vir a ser um belo presente de aniversário ou Natal! 


Sinto-me cada vez mais encantada pela pedagogia Montessori, que apesar de conhecer há muitos anos nunca me tinha suscitado tanta curiosidade... Até ser mãe!

Embora não seguissemos o método, as atividades de vida prática sempre fizeram parte do nosso dia-a-dia. São um dos pilares do sistema criado por Maria Montessori e consistem na promoção da autonomia da criança entre os 0 e os 6 anos.


Ao participar na vida familiar, realizando tarefas do dia-a-dia, tais como colocar a mesa,passar a ferro, vestir-se, despir-se, lavar as mãos, lavar a roupa,estender e dobrar a roupa, arrumar os brinquedos, entre muitas outras, a criança torna-se progressivamente mais autónoma e confiante nas suas capacidades.


Acima de tudo, são momentos maravilhosos que podemos partilhar em família! 
E quando pergunto: "Quem te ensinou a fazer isso?"
Ela responde orgulhosamente:
"Fui eu! Sozinha!"


* A tábua de passar a ferro também compramos na Mouse design. Existe este tamanho e um mais pequeno para crianças de 1-2 anos. Nao tenho fotos da tábua pequena porque já a guardamos no ano passado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!