Onde quer que vás, leva os teus filhos contigo!


Nem sempre será fácil, mas, onde quer que vão, levem os vossos filhos convosco!

É através do modelo dos pais que os nossos filhos aprendem a lidar com o mundo. Se os excluirmos, terão mais dificuldades em adequar os seus comportamentos às situações e aos locais em que se encontram.
Desde que nasceu,que a nossa pequena nos acompanha, nas idas ao café, supermercado, caminhadas, festas, passeios de bicicleta, patinagem, museus, teatro e até em formações... E por isso sabe como adequar o comportamento em cada local. 

Não conseguimos imaginar a parentalidade de outra forma, que não seja incluir a nossa filha nas nossas vidas. Compreendo que haja quem consiga deixar os filhos com os avós uma noite ou outra para saírem a sós, mas por cá isso também ainda nunca aconteceu.
Enquanto crescem, vão-nos surpreendendo. Desta vez, na visita à catedral de Léon, também usou o audio-guia, no qual ia marcando os números à medida que os ouvia.

Foi comentando o que via, quer nos monumentos, museus ou pelas ruas.
Ficou fascinada por uma slot-machine onde metemos 0,20€ para que percebesse que é uma máquina "devoradora de moedas"e que não serve para nada!Nem sabiamos como funcionava 😂...
Ontem, pediu para brincar com a areia magica, que é algo que lhe agrada bastante. Algum tempo depois chama-me para mostrar a sua obra:
- "Mamã, construí a cidade de Léon!"
Jamais teria imaginado que ela tinha ficado com a imagem mental da cidade e os nomes dos locais (nomeou alguns), muito menos esperaria que a representasse espontaneamente!! A quantidade de aprendizagens realizadas e demonstradas é imensa!

Depois, foi a vez dos lagos de Covadonga...
 


Cada vez mais acredito que nós Pais e Educadores, devemos dar liberdade às nossas crianças, para que se expressem da forma que mais lhes apraz, disponibilizar materiais diversos e dar-lhes tempo. Tempo esse que não é o mesmo para todos e por isso requer respeito pelos ritmos próprios de cada um.

Desengane-se quem acha que é na "escola" que se aprende tudo, porque a primeira escola é a família! 

Comentários

Sandra Cainé disse…
Sem duvida! A nossa tem 5 anos e nunca dormiu fora nem deixou de participar nas nossas aventuras, mesmo sendo uma criança com mta personalidade e nada facil de a manter de acordo com os locais.
Anónimo disse…
Que parvoíce tão grande. É evidente que os nossos filhos nos devem acompanhar em grande parte das nossas actividades, mas também têm de saber quando não o têm de fazer. Levam os vossos filhos pra reuniões de negócios? E se vos apetecer ir a um bar até mais tarde? Se estiverem a ver pornografia no PC, vão chamar os vossos filhos pra ver? (esta é parva, mas foi só pra chamar a atenção ��)
Desculpem, mas cada vez mais as crianças têm de saber o que são regras e isso inclui sítios a frequentar. Os vossos filhos não são vossos amigos, são vossos FILHOS! Tratem-nos como tal.
Luís Pinto
Ina Marques disse…
Caro Luís Pinto, parvoíce é a sua interpretação! Se percebesse o teor da mensagem,teria compreendido que me refiro a quem vai de férias e nunca leva os filhos consigo (há pais que nunca levam os filhos de férias), quem nunca os leva a lado nenhum e depois desespera porque não se sabem comportar num museu, num hipermercado, num casamento, numa igreja, num café... Parvoíce é achar que se podem "despejar" os filhos na casa de alguém só porque estão "cansados de os aturar", ou porque precisam de "tempo para si", parvoíce foi o seu exemplo, que me enojou, sobretudo neste contexto... A parentalidade é a tempo inteiro, em lado nenhum referi que não se devem impor limites e regras! É precisamente esse objectivo de os levarmos connosco, para que os compreendam em contexto e através do exemplo! As crianças sabem que existem locais que não devem frequentar, programas de televisão que não podem ver entre muitas outras coisas. Não confundamos a inclusão dos nossos filhos nas nossas vidas, oferecendo modelos que possam seguir, com um sistema de pares. Não podemos confundir as relações de casal, com relações parentais ou relações de amizade pois são totalmente distintas. Cada "coisa" no seu lugar. Os filhos devem ser tratados como filhos, não como amigos, mas acredito que devemos ser amigos dos nossos filhos na forma como lhes mostramos o mundo, não tiranos ou ditadores!
Tem todo o direito de discordar com o que escrevi, mas cada um tem a sua opinião 😉
Carlos Pinto disse…
Respeito as ideia de todos, mas o meu filho desde que nasceu tem-me acompanhado para todo o lado e isso faz-me super feliz. Não é por isso que não sabe o que são regras!!! E ao contrário da opinião anterior, o meu filho, é sim O MEU MELHOR AMIGO. Temos uma enorme cumplicidade, conquistada um pouco em cada aventura em que estivemos juntos, ao contrário de algumas famílias em que os pais parecem pessoas estranhas para os filhos e os filhos para os pais. Embora seja o pai, vou querer ser sempre o seu melhor amigo.
Abraço
Carlos Pinto
Anónimo disse…
Eu acho este post absolutamente dramático. Nunca seria capaz de excluir um filho. Mas de vez em quando deixo-os em casa dos avós, eles são os primeiros a pedir. E não vejo mal nenhum nisso. Vão de férias comigo, e também ficam de férias em casa dos avós, enquanto vou passear com o pai, que cá também merecemos tempo a dois.

E a loucura, também já foram de férias com os avós. Afinal, para quê ficar em casa se podem ir brincar para a praia? Para ser sincera, acho que seriam infelizes era se não os deixasse sair debaixo da minha asa de vez em quando.

Sim quando forem maiores também os vou deixar dormir com os amigos.

Não costumo comentar, mas não aguento este tipo de posts a dar a entender que o que fazemos é que está certo. A sua familia é a sua familia, a minha é a minha. Nada está certo, nada está errado. Cada um sabe de si, cada um vive da maneira que acha melhor.
Ina Marques disse…
Estamos completamente de acordo quanto à sua última frase, cada um deve viver da forma que acha melhor para si e para as suas famílias. Eu também não disse que era melhor do que os outros 🙂 apenas publiquei a minha opinião, a minha experiência. Não tenho por hábito julgar as opções dos outros pois cada um deve estar consciente delas. O importante é que todos se sintam bem com as suas opções. temos uma opinião diferente quanto à educação dos nossos filhos e às nossas vidas, só isso. Chama-se diversidade! 😉
Otilia disse…
Obrigada pela partilha querida... E pela ajuda com a mochila de transporte da pequenada... O meu cachopo também anda sempre conosco assim o transporte é mais fácil .
E sim quero ser a melhor amiga do meu filho... E sim quero continuar a partilhar tudo com ele porque sim a educação parte de casa... Jamais da escola obrigada por tuditudo
Unknown disse…
Bem respondido Ina Marques
Anónimo disse…
Eu concordo com o post se quiser sair a noite, ver algo que não é apropriado para uma criança, faça isso antes de ter filhos e faça tudo o que quiser.
Quando se tem filhos você deve levar seu filho onde quer que vá, justamente como descrito no post para a criança se acostumar a se comportar em cada local e ter em sua mente lembranças.
A minha intenção é sempre levar a minha filha onde quer que eu vá. Se ela não puder participar eu também abro mão de fazer qualquer coisa na ausência dela. Porque tudo o que não se adequa a uma criança eu já fiz. Agora com a minha filha quero aproveitar cada segundo ao lado dela e poder passar o melhor da minha essência.
Olga Alcobia disse…
Ina Marques
Concordo consigo. Tenho uma rapariga com 19a. A primeira vez que fui ao cinema e a deixei na minha mãe tinha 3a. Começou a viajar comigo para o exterior com 5a ( até lá mantive me por cá). E dormiu fora com 7a ,com os meus pais numa casa de férias com piscina que o meu pai fez a pensar em nós duas....não tive como recusar.
Hoje tenho uma jovem adulta que não pode dizer que não me acompanhou na vida. E penso que para além de mãe me vê como a melhor amiga...não se perca ,continue. Bjnho
Anónimo disse…
Parabéns,INA Marques!
Que a Sabedoria Universal a ilumine em todas as áreas da sua Vida.
Ângela Pereira disse…
Concordo plenamente, os filhos devem acompanhar os pais sempre por tudo aquilo que escreveu mas tb porque são nossos.
Não são filhos dos tios nem dos avós...
Seja para ferias, saídas a rua, supermercado etc
Não imagino a minha vida sem os meus filhos comigo e nunca me sentiria bem se me fosse divertir e não os levasse comigo
Nem consigo imaginar
Eles são meus é comigo que devem estar É tão bom te los sempre connosco e aprendemos e divertimo nos tanto com eles.
Anónimo disse…
Sr Luis Pinto, quando diz que os filhos não são nossos amigos e nao devem ser tratados como tal, perde qualquer razão. É o que se tem visto de muitos pais, mas imaginava k o faziam inconscientemente. Tenho pena de si e de como país como o sr estão a trásformar a sociedade. O meu filho é o meu melhor amigo e espero que consiga sempre alimentar mossa amizade.
BCosta disse…
Cada um vive a solução que melhor lhe convier e melhor se adequa à sua família.
Mas acho fundamental os casais terem tempo para si, a dois.
Assim como acho igualmente importante cada um dos pais ter um tempo para cuidar de si próprio, nem que seja para ir ao ginásio, por exemplo.
Para manter uma relação feliz é necessário cada um continuar a cuidar de si e a cuidar do outro.
Também me parece que os filhos são para ser criados com os pais, também não entendo quem diz que não leva os filhos porque eles são muito pequenos, não vão usufruir ou não se vão lembrar (?!) Enfim... as viagens ou os passeios não são para criar memórias futuras, são para viver o presente e divertir-se com ele. Ser feliz com quem se ama.
Ou seja, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...
Ina Marques disse…
BCosta, concordo inteiramente com o seu comentário, no que respeita ao tempo de cada um e tempo de casal. Obrigada!

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...