Montessori em casa, nos tempos modernos!




Maria Montessori viveu entre 1870 e 1952. Pedagoga, investigadora e médica italiana,  criou o “Método Montessori” que revolucionou a educação na infância. Criou materiais fantásticos que são utilizados nos dias de hoje. No entanto, nestes últimos 67 anos, a vida social e tecnológica mudou de tal forma que às vezes se torna um pouco difícil de nos abstrairmos de todas as inovações desde então, das quais, os bonecos, que hoje são muito muito diferentes do antigamente!

Podemos, no entanto, seguir os 6 pilares do método: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada.

Foi nesse sentido que, aproveitando o interesse da Íris por "fazer sózinha" a papa da sua boneca Tália, e que não queria que fosse líquida como da última vez, que trabalhamos algumas aprendizagens:


Através da experimentação, foi adicionando ingredientes de forma a obter uma papa mais sólida, mais consistente.
Ao alimentar a boneca, precisou de realizar movimentos de precisão, de coordenação e de perceber qual a melhor forma de posicionar a boneca, para que "engolisse" a papa.


Foi necessário cuidar da higiene e peceber processos "fisiológicos". 
Limpou a boneca, mudou-lhe a fralda, deu-lhe um biberão de água e colocou-a no bacio para fazer xixi.


No final,foi necessário lavar a louça utilizada (com fairy) e limpar a banca!


Chegou a hora do banho! Com gel de banho a-derma e champôo kerium, pois claro, como a Mamã Íris! É que a Tália também tem pele atópica!


Deu colo e mimo à Tália e secou-a bem. Não colocou creme porque sabe que os bonecos não usam creme. Depois, vestiu-a, com a roupa que tinha preparado anteriormente.
Bebé pronta!



Hora de lavar a roupa com água e sabão. Esfregou, tirou as nódoas castanhas, passou por água e torceu bem.
Depois, foi só estender no seu estendal, com as mini-molas de roupa.

Esta banca ficou tão limpa que merece destaque!!!


Já repararam na quantidade de aprendizagens desta "simples" brincadeira?

Já pensaram na quantidade de movimentos refinados foram necessários para executar cada uma destas tarefas?

E se vos dissesse que tudo isto promove a aquisição de competências de leitura e escrita?

E que tal deixarem os vossos filhos fazerem mais tarefas em casa e menos tempo de escolarização?

É simples, é só deixar que participem, naturalmente!

😉Vejam o vídeo:




Comentários

mj disse…
Muitos parabéns Ina, obrigada pela partilha :) beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...