As potencialidades de desenvolvimento de um "simples" arranjo floral!


Os arranjos florais permitem à criança o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, tais como a utilização correta de uma tesoura e o controle de intensidade de movimentos (manipular as flores com cuidado, encher a "jarra", que é de vidro e com a qual devem ter precaução pois pode partir).



Em harmonia com a natureza, um arranjo floral é uma forma de educação estética, pois a criança conjuga tipos de flores e diferentes cores para embelezar o ambiente em que se encontra. 

No nosso caso, a ideia surgiu com um frasco de vidro (bastante pequeno) que ia para a reciclagem se não lhe encontrassemos outra utilidade. Como já tinha prometido fazer um arranjo há uns tempos, aproveitamos o frasquinho para o efeito.

Preparei o tabuleiro com o frasco e a tesoura e colhemos flores do nosso mini-jardim, que a Íris cuida habitualmente com empenho. Utilizamos o regador para encher a "jarra" mas percebemos que não era o mais adequado pois a "boca" do frasco era mais estreita do que a do regador e alguma água caiu por fora.

Uma actividade simples mas muito rica, pelo seu potencial de estimulação sensorial, permitindo o toque de diferentes texturas e partes das plantas (tacto), o cheiro das flores (olfacto) e a organização das mesmas na "jarra" (visão).



Requer atenção e concentração, assim como é necessário abordar alguns conceitos matemáticos, dos quais a quantidade de flores que poderão caber na jarra e o comprimento dos caules.



Ainda encontramos dois "dentes de leão" na relva, que fizeram a felicidade da pequena, que não resistiu a soprar um...



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...