"Be prepared!" A Educação que todos deviam ter!


23 de Abril, Dia Mundial do escoteiro.

Não podia deixar passar este dia sem relembrar alguns dos meus momentos escotistas. 

Estou inactiva ha alguns anos mas o escotismo fica em nós para sempre! As vivências e as aprendizagens ficam guardadas e quando precisamos delas, simplesmente aparecem!



"Be prepared!"

Que outro estilo educativo se baseia na educação voluntária e nos "ensina" a estar preparado para qualquer situação, a resolver os problemas que possam surgir e a educar para a paz e fraternidade?


É esta educação que desejo para a minha filha e para as "minhas" crianças. Que estejam preparadas para reagir às adversidades, que se tornem autónomas e independentes. 

Que resistam, persistam e não desistam! Que compreendam que a aprendizagem não tem limites e que a Natureza é a melhor escola que temos. Que consigam agir com calma, responsabilidade e seriedade perante os desafios.

E agora vou confessar-vos que raramente saio de casa sem o meu mini-estojo de primeiros socorros (o maior está sempre no carro) e o meu apito. Quando vou mais longe, acrescento uma bússola e uma corda. Também levo algumas coisas na mochila da Íris que aos olhos de outros podem parecer desnecessárias mas talvez não... 

A pequena aprendeu algo por si que me deixou super feliz, nunca bebe a agua toda da sua garrafa, guarda sempre um bocadinho (que diz que dá para as duas), porque pode precisar dela mais tarde, se não tiver água por perto e tiver muita sede. Acho que será uma excelente Escoteira 🥰 

Quando ela tiver idade de entrar oficialmente no Escotismo, eu também volto!

Uma sugestão de leitura:


E uma forte canhota a todos os companheiros!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...