Estimulação sensorial (Tacto) Pares tácteis


A percepção táctil, é a capacidade que temos de perceber através do toque, através da pele, as características de um objecto. 

A estimulação sensorial permite que a criança compreenda que existem diferentes formas de percepcionar o mundo que a rodeia. Ao utilizar as mãos, na exploração de diferentes texturas, temperaturas, dimensões e pesos, o sistema nervoso central vai aumentar o nível de informações recebidas, promovendo a estimulação cognitiva. 

Ao promover o desenvolvimento motor e cognitivo através da estimulação sensorial táctil, como neste simples jogo de pares, estamos a oferecer à criança a possibilidade de aprimorar a coordenação motora, atenção e memória, tão importantes no processo futuro de aprendizagem da leitura e escrita.


Como hoje o tempo está chuvoso, ficamos por casa e "jogamos" os "pares tácteis", da marca "VIGA". 

É bastante simples, podemos fazer a demonstração ao estilo "montessori", em que o adulto faz a demonstração de todo o processo e depois deixa que a criança o faça, ou podemos deixar que a criança explore livremente o tabuleiro e as peças e de seguida, vendam-se os olhos da criança para que encontre o par da textura que tem na mão, apenas através do toque. 

Podemos ajudar, no início, até que perceba o funcionamento do "jogo" mas depois a criança deve poder fazê-lo sozinha, sem ajuda, uma vez que é um material auto-corretivo. Isto é, a criança pode tirar a venda dos olhos e através da visão pode confirmar se emparelhou correctamente as texturas, não necessitando da ajuda do adulto para verificar.


Este tipo de material pode ser construido em casa, mas pela sua relação qualidade/preço, não se justifica. É todo em madeira à excepção das texturas e compramos o nosso na "Areal". Vou colocar os links na página do blog, se quiserem consultar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...