Ah, o amor é lindo!

Nota prévia:Esta publicação poderá conter algumas palavras impróprias para sensíveis e que irei disfarçar com estes caracteres especiais que existem no teclado (como nos livros de BD). Um bem-haja a quem as criou. Óbviamente, estou perdoada pelos palavrões porque sou do Porto, cresci no Porto e estudei no Porto (pelo menos a maior parte do tempo)... A minha filha não os diz, os palavrões, (eu também não o fazia na idade dela) mas a seu tempo irão aparecer, como que uma herança familiar 😂... (Lembrei-me agora do livro de Bernard Prieur). Utilizo imagens que encontrei na web, se os donos não as permitirem, retiro.
Posto isto, comecemos:


Ah, o Amor... É lindo! 
(Hoje acordei inspirada e com saudades da Terapia Familiar)


As melhores formações que alguma vez frequentei foram a PG em Análise e Intervenção Familiar, com a Doutora Ana Paula Relvas e Doutora Madalena Alarcão, (na FPCEUC), o Curso de Intervenção Sistémica e Familiar na Delegação de Coímbra (SPTF)e o módulo de Supervisão (que quase completei), sob a orientação da Doutora Ana Paula Relvas, que eu ADORO e por quem tenho uma enorme admiração como profissional! 

Porquê? Porque realmente acrescentou valor à minha vida pessoal e profissional, os conhecimentos foram verdadeiramente motivadores e ativaram mudanças positivas na pessoa que hoje sou. Faltam-me umas sessões para terminar o módulo de supervisão mas, para isso necessitaria de acompanhar algumas famílias e a mudança para Esposende tornou tudo um pouco mais complicado, sem co-terapeuta.

Curiosamente, nenhuma destas formações foi na área da Educação mas contribuiu para que fosse muito melhor como Educadora!

Resumidamente, e quem quiser pesquisar sobre o assunto compreenderá que existe um "Ciclo de vida familiar", existe uma fase inicial de encantamento que se vai alterando com o tempo e muitas vezes...


"Puf", desaparece! Porque a outra pessoa tem uma vida antes de nos conhecer, uma família de origem diferente da nossa, hábitos diferentes dos nossos, experiências diferentes, objetivos diferentes e imaginem só... Por vezes, a determinada altura da vida até deixam de falar a mesma língua!! 

É incrível, mas acontece! Frequentemente... Mas às vezes, fingimos que não percebemos a mudança e deixamos andar, a ver se passa, como que por magia. 

Já dizia Shakespeare que "all the world's a stage (...)"
Segundo o princípio da equifinalidade, existem múltiplas formas de chegar ao mesmo resultado e neste caso, ou encontramos uma delas ou... Optamos pela teoria da evolução de Darwin: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."
Meus caros leitores (pelos seguidores da página são 5 😂)é aqui que a terapia familiar sistémica opera verdadeiros milagres!! Porque nos põe a conversar sobre o eu, o tu e o nós, ativa a comunicação e faz circular a informação. Cada um pode encontrar formas de conviver com os problemas. Por vezes, a melhor forma é separarem-se, outras vezes é enfrentarem juntos os problemas. O "melhor" não é igual para todos! Cada um decide o seu melhor, ponderando, conversando, refletindo... Às vezes precisamos de ajuda especializada, mas não são os outros que decidem por nós!

Agora espantem-se com o que vou escrever... Excomunguem-me se quiserem mas, aquando do meu casamento, porque sou católica, "obrigaram-me" a frequentar o CPM... 😖 e foi a pior merd@ que eu já vi. Só serve para perder tempo, é ridículo e desadequado... No entanto, querem que se acredite que estão lá para "dar exemplos" (isto soa tão mal como parece) e "ajudar" os casais. Pois para mim, ressignificando a coisa, 6 anos depois, serviu para perceber que não quero nada daquilo e não quero ser como aquelas pessoas. 

Quero ser eu!
Quero ser nós!
E "nós" não precisamos que ninguém nos "ensine" a "ser" porque já o "somos", vivendo dia-a-dia, enfrentando problemas e encontrando soluções! 
Tal como as crianças, se lhes retirarmos os obstáculos da frente, nunca os conseguirão resolver por si!
Como eu desprezo moralismos e pessoas que têm a mania que são melhores que os outros... Aquelas, que sofrem de "complexo de Deus" mas que não sabem disso porque ainda se encotram em fase de negação.


Ora, fod@-se! Então para que servem os profissionais? Aqueles que realmente estudaram e sabem do que falam? 

Se sentirem que precisam de ajuda, por favor, procurem um profissional, ok? Se por outro lado se sentirem capazes de resolver os vossos problemas, sigam em frente, porque a vida só se compreende olhando para trás, mas só se vive olhando para a frente!

Bom dia a todos 😊!

Comentários

Unknown disse…
Estou numa fase da vida, em que esta reflexão, se encaixa "que nem uma luva". Muitos parabéns 👏😘
Ina Marques disse…
Graça, a vida vive-se olhando para a frente! Estou deste lado para escutar, se for preciso... Um beijo e um xi-<3

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...