Estamos (temporariamente) em fase de Educação Doméstica!


Os dias correm ao "nosso" ritmo! Vamos partilhando experiências e tarefas diárias, permitido uma transmissão de conhecimentos práticos, curriculares, extracurriculares, familiares, afectivos,  intergeracionais... Intencionais ou não, eles estão sempre lá, seja pelo exemplo, pela inclusão nas tarefas ou participação em algo planeado. Por isso (e porque temporariamente estarei por casa, à espera de nova escola) estamos numa fase de educação doméstica 😊! 

A pequena adora a escola dela, equipa Educativa e colegas, mas por enquanto prefere ficar em casa. De qualquer forma, tem uma Educadora particular, materiais diversificados para explorar, parques infantis, aulas de natação e ballet para socializar...


Muito se fala no papel da escola e papel dos pais, quando na verdade, educamos em sociedade. Os papéis vão-se distribuindo à medida que surgem as necessidades e os interesses. Tal como numa família, alguém se "chegará" à frente para determinado "papel". Recuso-me a aceitar a expressão "famílias disfuncionais" pois todos têm uma função, pode é não ser a esperada ou a mais adequada. No entanto, não deixa de ter uma função!

Como não somos todos iguais, logo não pode ser universal que a pessoa "X" seja "aquela" que (por exemplo)terá a função de ensinar a criança a andar de bicicleta (muito na moda por estes dias😆) ou a subir aos muros ou até a pôr a mesa, entre muitas outras coisas.



Às vezes, os governos e em algumas escolas, esquecem-se dos ritmos individuais de cada um e de cada família. É nesse sentido que compreendo a opção de alguns pais, por modelos educativos alternativos, que privilegiem mais tempo em família e ao ritmo de cada um.

Em casa, as potencialidades de conhecimento são imensas!!!

As crianças são curiosas por natureza, basta aproveitar essa curiosidade para ampliar os seus conhecimentos, a partir dos seus interesses! Foi o que fizemos hoje com 2 espelhos(que fizeram parte da decoração do nosso casamento)e alguns brinquedos neutros. 


Brincamos com os reflexos, como um arco pode formar um círculo quando colocado sobre um espelho, exploramos profundidades e a multiplicação de imagens, conforme a amplitude dos ângulos de 2 espelhos planos. Mais tarde, daqui a uns anos, com mais maturidade, podemos aprofundar o conhecimento sobre o tema 😉. 
Por enquanto foi só uma experiência a título de curiosidade!


Os "brinquedos neutros" que utilizamos foram o arco-íris de 12 arcos (que serve para inúmeras funcionalidades) e as "rainbow peebles" (também muito versáteis). 

A nossa pequena tem uma nova "paixão", a Princesa Mérida, do filme "Brave indomável", que faz questão que apareça nesta seleção de fotos pois a boneca também participou na multiplicação de imagens mas só temos foto dela em cima do arco-íris... É, a Íris sabe que temos um blogue e também colabora!

A todos aqueles que têm a sorte de passar algum tempo com os filhos em casa, partilhem com os outros as vossas descobertas! Afinal, aprendemos em sociedade, ou não? 😉 



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