O que é e para que serve a mesa de luz?

As mesas de luz são inspiradas na pedagogia Reggio Emilia e traduzem-se num valioso recurso para as nossas crianças.

Quando eu era pequena, adorava as mesas dos arquitectos do local onde a minha mãe trabalhava, mas não lhes podia tocar pois não era um instrumento para crianças. 
Hoje em dia, pode ser um recurso lúdico e educativo.

Porquê?

  • Captam facilmente a atenção da criança (parecem mágicas) e estimulam a capacidade de concentração ao mesmo tempo que se torna uma actividade relaxante.
  • Promovem o desenvolvimento do sentido da visão, discriminação de cores, detalhes, silhuetas...
  • É uma experiência única e divertida na qual podem dar espaço à imaginação e criatividade.
  • Permite uma infinidade de explorações!
Devem cumprir alguns requisitos, tais como ter luz uniforme mas com pouca intensidade para não prejudicar os olhos, não se devem ver pontos ou linhas de luz ou sombra. Qualquer das opções de mesa ou caixa tem um pequeno senão, costumam ser um pouco dispendiosas porque os materiais não são baratos... 

Por cá, construímos a nossa! Ou melhor, o Papá construíu e tivemos que lhe dar uso mesmo antes de estar pronta (porque os LED's que tínhamos não tinham sido comprados para este efeito e precisamos de outros) já que a ansiedade de experimentar era muita!!
À noitinha, lá fui eu imprimir uns raio-x(um interesse dela há já  algum tempo) que encontrei no blog plastificá-los para que a pequena pudesse brincar aos veterinários antes de ir dormir.
Percebeu facilmente como ligar o powerbank e o comando dos LED's, bem como as mudanças de cor da luz. Optamos por "caixa de luz" em vez de mesa porque já temos outras mesas e assim podemos facilmente mudá-la de lugar.

Esta foi uma das formas de explorar a "caixa de luz", na próxima oportunidade mostraremos outras 😉! Logo após a substituição das luzes 😄 



Vou disponibilizar nos ficheiros do grupo "entre mimos e brincadeiras", na página do Facebook, o PDF com as radiografias. 

Ou então, podem procurá-las aqui: Tried&true

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...