Onde quer que vás, leva os teus filhos contigo!
Nem sempre será fácil, mas, onde quer que vão, levem os vossos filhos convosco!
É através do modelo dos pais que os nossos filhos aprendem a lidar com o mundo. Se os excluirmos, terão mais dificuldades em adequar os seus comportamentos às situações e aos locais em que se encontram.
Desde que nasceu,que a nossa pequena nos acompanha, nas idas ao café, supermercado, caminhadas, festas, passeios de bicicleta, patinagem, museus, teatro e até em formações... E por isso sabe como adequar o comportamento em cada local.
Não conseguimos imaginar a parentalidade de outra forma, que não seja incluir a nossa filha nas nossas vidas. Compreendo que haja quem consiga deixar os filhos com os avós uma noite ou outra para saírem a sós, mas por cá isso também ainda nunca aconteceu.
Enquanto crescem, vão-nos surpreendendo. Desta vez, na visita à catedral de Léon, também usou o audio-guia, no qual ia marcando os números à medida que os ouvia.
Foi comentando o que via, quer nos monumentos, museus ou pelas ruas.
Ficou fascinada por uma slot-machine onde metemos 0,20€ para que percebesse que é uma máquina "devoradora de moedas"e que não serve para nada!Nem sabiamos como funcionava 😂...
Ontem, pediu para brincar com a areia magica, que é algo que lhe agrada bastante. Algum tempo depois chama-me para mostrar a sua obra:
- "Mamã, construí a cidade de Léon!"
Jamais teria imaginado que ela tinha ficado com a imagem mental da cidade e os nomes dos locais (nomeou alguns), muito menos esperaria que a representasse espontaneamente!! A quantidade de aprendizagens realizadas e demonstradas é imensa!
Depois, foi a vez dos lagos de Covadonga...
Cada vez mais acredito que nós Pais e Educadores, devemos dar liberdade às nossas crianças, para que se expressem da forma que mais lhes apraz, disponibilizar materiais diversos e dar-lhes tempo. Tempo esse que não é o mesmo para todos e por isso requer respeito pelos ritmos próprios de cada um.
Desengane-se quem acha que é na "escola" que se aprende tudo, porque a primeira escola é a família!
Comentários
Desculpem, mas cada vez mais as crianças têm de saber o que são regras e isso inclui sítios a frequentar. Os vossos filhos não são vossos amigos, são vossos FILHOS! Tratem-nos como tal.
Luís Pinto
Tem todo o direito de discordar com o que escrevi, mas cada um tem a sua opinião 😉
Abraço
Carlos Pinto
E a loucura, também já foram de férias com os avós. Afinal, para quê ficar em casa se podem ir brincar para a praia? Para ser sincera, acho que seriam infelizes era se não os deixasse sair debaixo da minha asa de vez em quando.
Sim quando forem maiores também os vou deixar dormir com os amigos.
Não costumo comentar, mas não aguento este tipo de posts a dar a entender que o que fazemos é que está certo. A sua familia é a sua familia, a minha é a minha. Nada está certo, nada está errado. Cada um sabe de si, cada um vive da maneira que acha melhor.
E sim quero ser a melhor amiga do meu filho... E sim quero continuar a partilhar tudo com ele porque sim a educação parte de casa... Jamais da escola obrigada por tuditudo
Quando se tem filhos você deve levar seu filho onde quer que vá, justamente como descrito no post para a criança se acostumar a se comportar em cada local e ter em sua mente lembranças.
A minha intenção é sempre levar a minha filha onde quer que eu vá. Se ela não puder participar eu também abro mão de fazer qualquer coisa na ausência dela. Porque tudo o que não se adequa a uma criança eu já fiz. Agora com a minha filha quero aproveitar cada segundo ao lado dela e poder passar o melhor da minha essência.
Concordo consigo. Tenho uma rapariga com 19a. A primeira vez que fui ao cinema e a deixei na minha mãe tinha 3a. Começou a viajar comigo para o exterior com 5a ( até lá mantive me por cá). E dormiu fora com 7a ,com os meus pais numa casa de férias com piscina que o meu pai fez a pensar em nós duas....não tive como recusar.
Hoje tenho uma jovem adulta que não pode dizer que não me acompanhou na vida. E penso que para além de mãe me vê como a melhor amiga...não se perca ,continue. Bjnho
Que a Sabedoria Universal a ilumine em todas as áreas da sua Vida.
Não são filhos dos tios nem dos avós...
Seja para ferias, saídas a rua, supermercado etc
Não imagino a minha vida sem os meus filhos comigo e nunca me sentiria bem se me fosse divertir e não os levasse comigo
Nem consigo imaginar
Eles são meus é comigo que devem estar É tão bom te los sempre connosco e aprendemos e divertimo nos tanto com eles.
Mas acho fundamental os casais terem tempo para si, a dois.
Assim como acho igualmente importante cada um dos pais ter um tempo para cuidar de si próprio, nem que seja para ir ao ginásio, por exemplo.
Para manter uma relação feliz é necessário cada um continuar a cuidar de si e a cuidar do outro.
Também me parece que os filhos são para ser criados com os pais, também não entendo quem diz que não leva os filhos porque eles são muito pequenos, não vão usufruir ou não se vão lembrar (?!) Enfim... as viagens ou os passeios não são para criar memórias futuras, são para viver o presente e divertir-se com ele. Ser feliz com quem se ama.
Ou seja, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...