Estarão os nossos filhos mais felizes em casa com a família ou numa escola socialmente distante?

Cada um falará por si, do seu ponto de vista. Esta é apenas a minha reflexão porque este não deixa de ser o meu espaço de partilha. Chamemos-lhe um desabafo de mãe e Educadora... 

Todos os dias há alguém nos meios de comunicação social a alertar para o facto das crianças precisarem de regressar à escola urgentemente, porque precisam de estar com outras crianças. Mas, a que tipo de escola pretendem regressar? 

À escola que implementa o distanciamento social? Ou seja, não favorece a socialização... 

À escola que criou a "bolha", impedindo que contactem com crianças de outras turmas?

À escola asséptica, que retirou materiais que sempre foram de partilha?

À escola em que os adultos estão sempre de máscara e as crianças nem lhes conhecem o rosto?

À escola que recomenda o uso das máscaras a partir dos 6 anos? (E não me venham com os exemplos asiáticos que eu sempre fui ocidental e não estou disposta a mudar).

À escola que transmite uma falsa segurança aos pais, pois nos refeitórios se juntam às dezenas ou centenas sem máscara, partilham as mesmas casas de banho e se juntam em espaços interiores nos tempos de chuva? 

À escola do álcool gel?

À escola-hospital que soa um alarme caso alguém tenha uma temperatura ligeiramente mais alta? 

À escola que anuncia testes para pessoal docente e não docente, (que são aqueles que implementam todas as medidas enquanto o grosso da comunidade escolar, os alunos, não usam máscaras ou as usam indevidamente) para, mais uma vez transmitir uma falsa segurança aos pais, ignorando a transmissão entre pares?

Não é esta escola que faz as crianças felizes! Há docentes com mais sensibilidade que outros para as necessidades das crianças, dos alunos... Uns cumprem o protocolo à risca e o protocolo ignora tudo aquilo que têm vindo a apregoar que a escola faz, a socialização. 

Eu quero um regresso a uma escola minimamente sociável e se para isso é preciso aguardar mais umas semanas em casa, que assim seja. É que por cá, a criança está feliz e pelo que vejo e sei, os meus alunos também! 

Em casa não usam máscaras, não estão limitados no uso de brinquedos nem ao acesso ao exterior. Continuam a poder caminhar lá fora, dar um passeio, aproveitar a natureza! E uma coisa muito importante que é poder passar tempo com os pais. Há tantas crianças felizes por terem essa oportunidade! 

Abram os restaurantes (que levam muito menos gente que as cantinas das escolas e cumprem o distanciamento), os cabeleireiros, as livrarias, retrosarias, os serviços e outras lojas pequenas. 

Deixem a escola para o fim, reduzam o número de alunos por turma no próximo ano. 

Não estou de todo a defender o E@D mas é um mal menor se for em doses adequadas. Por favor, deixem de usar as crianças como escudo dos interesses dos adultos... 

Nota: As escolas sempre se mantiveram abertas para crianças que de alguma forma necessitam de apoio presencial, quer seja alimentar, social ou educativo. 

Comentários

Unknown disse…
Concordo com as suas palavras, para não falar da angústia que eles sentem cada vez que um colega é infetado, as dúvidas e as imagens plantados pelos média em suas cabeças, os sucessivos isolamentos profiláticos, as turmas mistas, isto no primeiro ciclo. Deixem as crianças na segurança emocional do lar, onde os afetos falam mais alto, deixem-nos pais e os filhos se descobrirem , e depois sim vamos abrir com calma e segurança
Concordo em absoluto consigo. O choque da Notícia e como teria de conviver toda a família foi em Março de 2020.Agora mais do mesmo já sabem como resolverem.
Questiono alguns psicólogos, pediatra e pedopediatras: Não tinham conhecimento de que mts crianças entravam nas escolas às 8h e saiam às 20h? CRIANÇAS de 3aos 9anos.
Têm agora o reflexo as consequências.
Madalena disse…
Concordo completamente! Mas quem nos "ouve", quem nos pede opinião?
Madalena disse…
Concordo completamente! Mas quem nos "ouve", quem nos pede opinião?
Anónimo disse…
Por motivos de saúde, optámos por passar o meu filho (2° ano) para Ensino Doméstico ao fim de 1 mês de ensino presencial,quando percebemos que afinal a "bolha" era alargada em variadíssimas situações e que os casos começaram a subir. Enquanto psicóloga educacional, e ainda mais com um filho com uma Perturbação do Espectro do Autismo (Asperger), reconheço a indiscutível importância dos processos de socialização na nossa formação mas... a que custo? Será que o modelo de socialização permitido em muitas escolas, com as restrições necessárias ao controlo da pandemia, permitem esses processos de sociabilização a que nos referimos habitualmente (e a que os estudos existentes dizem respeito) ou será que, pelo contrário, reforçam processos de socialização "distorcidos", modelos que não queremos que se repitam quando a pandemia estiver controlada? Penso que o E@D nunca poderá substituir o ensino presencial mas é, na minha opinião, um mal menor na situação que atualmente atravessamos... e é incrível a lucidez com que por vezes as crianças nos brindam: "Mamã, eu quero voltar para a escola mas só quando puder brincar e dar abraços aos meus amigos... e quando lhes puder emprestar as minhas coisas e quando não tiver que andar sempre preocupado com as regras por causa do vírus."!
Como pai e professor com 2 crianças em casa concordo por inteiro consigo
Unknown disse…
Como Educadora e mãe, concordo plenamente com o que foi aqui escrito. Assino por baixo. Tudo verdadeiro.
Unknown disse…
Eu nao concordo, tenho receio do meu filho ficar doente, mas tenho muito mais medo do que estou a passar neste momento, ele nao esta aprender nada, nao consigo acompanh-lo e isso esta a deixar-me completamente frustada e super em baixo e ele e o proprio a dizer que nao gosta de ter escola em casa. E escola e algo que ele adora mas nao assim. Esta situaçao e muito ma.
Unknown disse…
Eu nao concordo, tenho receio do meu filho ficar doente, mas tenho muito mais medo do que estou a passar neste momento, ele nao esta aprender nada, nao consigo acompanh-lo e isso esta a deixar-me completamente frustada e super em baixo e ele e o proprio a dizer que nao gosta de ter escola em casa. E escola e algo que ele adora mas nao assim. Esta situaçao e muito ma.
Anónimo disse…
Eu sinto o mesmo, e discordo que as criancas fiquem em casa e nao vao a escola, elas tem de ir para a escola e estar com os amigos, brincar socializar sem restricoes e voltar a rotina, ou seja poderem ser criancas como era antes, percebo a preocupação de certos pais em relacao ao virus mas as escolas nem sao o principal ponto de contágio, alias as criancas nem sao as que mais se contagiam, sao idosos e adultos cpm problemas de saude e obesos, metam as criancas na escola, deixem os dois pais trabalhar pois caso não saibam tem muitos pais a passar fome e sem dinheiro para pagar contas,enfiados on e off em casa semanas inteiras desde marco 2020, Digo isto porque trabalho em paises bem mais desemvolvidos que o nosso e com mais infetados e já aestão a voltar ao normal, os nossos pequenos em casa só brincam e aprendem pouco, no meu caso com um casal de 3 e 6 anos só consigo ali uma hora de estudos e tem de ser de manha pois a tarde ficam fora de controle e a fazer birras.
Enfim e uma situacao triste, welcome to the 20's.
Susana Andrade disse…
Concordo plenamente consigo, Ina. Eu não diria melhor! Parabéns!
Chandra disse…
Também sou mãe de um casal de gémeos com 5 anos e concordo com tudo. Os meus, estão em casa desde Março 2020. São de risco e por isso vou continuar a protegê-los. Estão felizes e têm apreendido imensas coisas. Claro que sentem falta dos amigos. Mas tudo há - de passar e eles regressarão. Já não irão para o JI, mas sim para a primária. Não será a mesma escola nem os mesmos amigos, é a única situação que me entristece. Mas creio que será um mal menor.
Ina Marques disse…
Não se preocupe, as crianças fazem amigos com facilidade, vai correr bem! E quantos de nós não foram diretamente para o 1º ciclo sem passar por um jardim de infância? O importante é que a família esteja bem e se sinta confortável com as suas opções. O resto... É apenas um resto e por isso não interessa. Boa sorte nesta nova etapa!

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!