As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Não tenho nada contra as festas ou comemorações de final de ano mas criei alguma aversão a festas de "finalistas" na creche, no pré-escolar, no 1° ciclo e no 9°ano! Primeiro porque não fazem qualquer sentido e depois porque banalizam o termo "finalista".

Provavelmente já me viram a participar numa dessas "festas", mas que fique claro que não é porque eu queira, porque goste ou ache que é relevante. Em muitas escolas existe este hábito entranhado e acho que ninguém se dá ao trabalho de reflectir sobre o assunto. Se calhar sou eu que sou esquisita, mesquinha ou é da idade. Não sei... Mas talvez não volte a ceder mais na minha forma de pensar sobre isto... 

Vejamos, a escolaridade obrigatória termina no 12° ano, até lá não são finalistas de nada!! 
Não sei se alguém já pensou nisto mas...

É possível fazer uma festa de final de ano sem copiar chapéus americanos, bengalas portuguesas e capas de traje (🤦🏻‍♀️ nem isto faz qualquer sentido 🙆‍♀️ porque em Portugal não usamos aqueles chapéus e quando somos finalistas, usamos cartola e bengala sem capa 🤷🏻‍♀️). Adiante...

Participo habitualmente no que está previamente programado na escola, embora não me faça sentido. Faço-o porque estou sempre "de passagem" e o lugar não é "meu". Acredito que banalizar estes momentos importantes retira a importância e destaque ao finalista de verdade, no ensino superior.

Não seria bem melhor criar os próprios rituais de passagem? Atribuir um diploma, uma medalha, atravessar uma ponte, um arco... Enfim, o que estiver ao alcance da criatividade de cada um. Mas que seja original, não uma cópia muito barata de tradições dos outros. 

Outro aspecto é o das crianças "condicionais" cujos pais não querem diferenciar e também querem que sejam "finalistas" porque existe uma enorme pressão social para que todos entrem no 1° ciclo no ano em que completam 6 anos, mesmo que não seja o melhor para a criança. Há crianças que se sentem verdadeiramente tristes neste dia porque percebem que vão perder amigos, o tempo de brincar (o dia todo) e choram... As crianças não merecem chorar no fim de um ano letivo!

Posto isto, façamos festas de final de ano letivo mas acabe-se com o termo "finalistas" antes do 12° ano e ensino superior!

Nota: Deixo aqui as fotos da festa deste ano (onde existe um hábito finalista) em que todos levaram diploma (2 modelos diferentes). Apenas as crianças que transitam para o 1° ciclo têm um chapéu com uma estrela. Foi o que ficou combinado para as 3 turmas de JI... Desde o início do ano que sabem que cada um de nós é especial e daí o significado da estrela: "Sou eu que faço a minha escola brilhar"!

Comentários

fernando disse…
Enquanto lia sua excelente opinião, que também partilho, lembrei-me de uma frase que li algures e que dizia: «Tudo em excesso faz mal. Inclusive a positividade».
menetes disse…
Parabéns pelo texto, por colocar todos os detalhes "festa de finalistas" . Como diz no dicionário português FINALISTA-"Que ou quem frequenta o último ano de qualquer curso."
Que estão a acabar? Nesta etapa acho que ainda estão a começar🤔
Partilho da sua opinião as crianças gostam de ser livres e brincar, é uma pressão muito grande nestas festas.
Beijinhos
menetes disse…
Parabéns pelo texto, por colocar todos os detalhes "festa de finalistas" . Como diz no dicionário português FINALISTA-"Que ou quem frequenta o último ano de qualquer curso."
Que estão a acabar? Nesta etapa acho que ainda estão a começar��
Partilho da sua opinião as crianças gostam de ser livres e brincar, é uma pressão muito grande nestas festas.
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica