As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Não tenho nada contra as festas ou comemorações de final de ano mas criei alguma aversão a festas de "finalistas" na creche, no pré-escolar, no 1° ciclo e no 9°ano! Primeiro porque não fazem qualquer sentido e depois porque banalizam o termo "finalista".

Provavelmente já me viram a participar numa dessas "festas", mas que fique claro que não é porque eu queira, porque goste ou ache que é relevante. Em muitas escolas existe este hábito entranhado e acho que ninguém se dá ao trabalho de reflectir sobre o assunto. Se calhar sou eu que sou esquisita, mesquinha ou é da idade. Não sei... Mas talvez não volte a ceder mais na minha forma de pensar sobre isto... 

Vejamos, a escolaridade obrigatória termina no 12° ano, até lá não são finalistas de nada!! 
Não sei se alguém já pensou nisto mas...

É possível fazer uma festa de final de ano sem copiar chapéus americanos, bengalas portuguesas e capas de traje (🤦🏻‍♀️ nem isto faz qualquer sentido 🙆‍♀️ porque em Portugal não usamos aqueles chapéus e quando somos finalistas, usamos cartola e bengala sem capa 🤷🏻‍♀️). Adiante...

Participo habitualmente no que está previamente programado na escola, embora não me faça sentido. Faço-o porque estou sempre "de passagem" e o lugar não é "meu". Acredito que banalizar estes momentos importantes retira a importância e destaque ao finalista de verdade, no ensino superior.

Não seria bem melhor criar os próprios rituais de passagem? Atribuir um diploma, uma medalha, atravessar uma ponte, um arco... Enfim, o que estiver ao alcance da criatividade de cada um. Mas que seja original, não uma cópia muito barata de tradições dos outros. 

Outro aspecto é o das crianças "condicionais" cujos pais não querem diferenciar e também querem que sejam "finalistas" porque existe uma enorme pressão social para que todos entrem no 1° ciclo no ano em que completam 6 anos, mesmo que não seja o melhor para a criança. Há crianças que se sentem verdadeiramente tristes neste dia porque percebem que vão perder amigos, o tempo de brincar (o dia todo) e choram... As crianças não merecem chorar no fim de um ano letivo!

Posto isto, façamos festas de final de ano letivo mas acabe-se com o termo "finalistas" antes do 12° ano e ensino superior!

Nota: Deixo aqui as fotos da festa deste ano (onde existe um hábito finalista) em que todos levaram diploma (2 modelos diferentes). Apenas as crianças que transitam para o 1° ciclo têm um chapéu com uma estrela. Foi o que ficou combinado para as 3 turmas de JI... Desde o início do ano que sabem que cada um de nós é especial e daí o significado da estrela: "Sou eu que faço a minha escola brilhar"!

Comentários

fernando disse…
Enquanto lia sua excelente opinião, que também partilho, lembrei-me de uma frase que li algures e que dizia: «Tudo em excesso faz mal. Inclusive a positividade».
menetes disse…
Parabéns pelo texto, por colocar todos os detalhes "festa de finalistas" . Como diz no dicionário português FINALISTA-"Que ou quem frequenta o último ano de qualquer curso."
Que estão a acabar? Nesta etapa acho que ainda estão a começar🤔
Partilho da sua opinião as crianças gostam de ser livres e brincar, é uma pressão muito grande nestas festas.
Beijinhos
menetes disse…
Parabéns pelo texto, por colocar todos os detalhes "festa de finalistas" . Como diz no dicionário português FINALISTA-"Que ou quem frequenta o último ano de qualquer curso."
Que estão a acabar? Nesta etapa acho que ainda estão a começar��
Partilho da sua opinião as crianças gostam de ser livres e brincar, é uma pressão muito grande nestas festas.
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

Os pais não precisam que a escola invente actividades para passarem tempo juntos...