Porque é que na escola temos que nos sentar todos da mesma maneira?

 


Eu sei que ao início esta questão pode parecer estranha. Afinal, todos sabemos qual a posição correta para nos sentarmos numa cadeira, certo? Ou não...

Na "minha" sala de jardim-de-infância opto por me sentar no chão a maior parte do tempo (nas reuniões de grande e pequeno grupo, para fazer construções de legos, para brincar na casinha de bonecas, animais, carrinhos, para ler ou até para fazer desenhos). É assim que me sinto confortável. Por outro lado, algumas atividades estão reservadas para uso quase exclusivo nas mesas, como o recorte e colagem, puzzles e alguns jogos. Frequentemente, circulamos descalços pela sala, o que também nos permite maior liberdade de movimentos (e sentar em cima dos pés, por exemplo).

Um destes dias, uma criança da minha turma disse que não queria ir para o 1º ciclo porque não queria passar quinhentas mil horas sentado. Fiquei a pensar no meu percurso escolar e em como nunca me consegui sentar "correctamente" numa cadeira durante longos períodos de tempo (e ainda não consigo), adoptando posturas menos convencionais, o que me valeu algumas reprimendas por parte dos professores. No entanto, o facto de adoptar diferentes posições nunca me impediu de aprender mas talvez me tenha tornado mais sensível às diferentes posturas das crianças...

Mas será que na escola temos mesmo que nos sentar todos da mesma maneira? Ou as escolas do futuro podem incluir mobiliário que nos permita mudar de posição sem que isso seja entendido como falta de respeito pelo lado dos professores?

É um contrassenso eliminar os açucares e doces em geral, das escolas e por outro lado ter programas tão extensos e promotores de sedentarismo. Talvez a tão falada recuperação das aprendizagens pudesse começar por alternar momentos sentados com momentos de movimento e mobiliário mais versátil. 

Na verdade, o D. tem razão, é muito tempo sentado!  

Nota: Na foto, estou confortavelmente sentada sobre os meus pés e a usar Wildling shoes, os meus sapatos descalços!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!