As AEC, os interesses e o tempo das crianças!

 

A infância tem um período de tempo muito curto, por isso deve ser aproveitado ao máximo para se ser criança! 

Nos últimos anos, as escolas têm ofertas complementares em diferentes áreas, e bem, com o intuito de ocupar o tempo dos alunos de forma lúdica (ou pelo menos, assim deveria ser) enquanto a família trabalha. 

As AEC´s (atividades de enriquecimento curricular) têm lugar nas escolas do 1º ciclo, preferencialmente após o tempo letivo. Em muitos casos, terminam às 17h ou 17h30, o que faz com que muitas crianças ainda tenham que recorrer a ATL ou Centro de Estudos até à hora em que os pais os venham buscar. As nossas crianças acabam por ter dias preenchidos dentro de 4 paredes para conseguir uma compatibilidade entre os seus horários e os dos pais.

Com o aumento da idade da reforma e as mudanças sociais que foram ocorrendo ao longo das últimas décadas, ter avós que possam ir buscar os netos à escola é uma raridade, daí que seja tão habitual procurar um complemento à escola. Felizes são aqueles que não necessitam destas respostas porque poupam dinheiro e permitem que as crianças tenham tempo livre para viver a infância.

As entidades promotoras das AEC deveriam garantir que este tempo é verdadeiramente diferente e não "mais uma aula". Preferencialmente, deveria ser num espaço distinto da sala de aula habitual e ter um formato de "clube" para que as crianças se pudessem inscrever de acordo com os seus interesses, com a sua escolha de pares, independentemente da turma em que se inserem porque a sociedade também não está escalonada por faixas etárias. Deveria ser um tempo mais relaxado e divertido.

Aproveitar os clubes locais para as ofertas de atividades é também uma forma de promover e apoiar as associações locais, permitindo àqueles que têm menos recursos o acesso a modalidades que de outra forma nunca poderão integrar.

Sugestões lúdicas de AEC que não requerem saídas da escola: teatro, dança, música, jardinagem, artes plásticas, jogos de tabuleiro, construções, culinária, artes marciais entre outras. 

Sugestões que requerem saídas da escola mas que podem ser apoiadas pelas autarquias: ciclismo/btt, desportos náuticos, hipismo, escalada, caminhadas e exploração da natureza envolvente, técnicas de campo, entre outras.

É importante não esquecer que no 1º ciclo também se brinca e a maior parte dos adultos parece ignorar esse grande detalhe...

E porque não criar um espaço com materiais, apenas para brincar livremente? 

São apenas sugestões... Bom início de ano letivo!

Nota: devem ter reparado que não incluí nas sugestões as atividades de inglês, informática, ciências experimentais e educação física. Por uma simples razão... São curriculares 😉

Comentários

Isabel Fernandes disse…
Excelente artigo! Totalmente de acordo, as crianças precisam de brincar, é um direito e é fundamental para elas. Sitando o psicólogo Eduardo Sá " se querem aumentar as notas, aumentem os recreios"

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!