As AEC, os interesses e o tempo das crianças!

 

A infância tem um período de tempo muito curto, por isso deve ser aproveitado ao máximo para se ser criança! 

Nos últimos anos, as escolas têm ofertas complementares em diferentes áreas, e bem, com o intuito de ocupar o tempo dos alunos de forma lúdica (ou pelo menos, assim deveria ser) enquanto a família trabalha. 

As AEC´s (atividades de enriquecimento curricular) têm lugar nas escolas do 1º ciclo, preferencialmente após o tempo letivo. Em muitos casos, terminam às 17h ou 17h30, o que faz com que muitas crianças ainda tenham que recorrer a ATL ou Centro de Estudos até à hora em que os pais os venham buscar. As nossas crianças acabam por ter dias preenchidos dentro de 4 paredes para conseguir uma compatibilidade entre os seus horários e os dos pais.

Com o aumento da idade da reforma e as mudanças sociais que foram ocorrendo ao longo das últimas décadas, ter avós que possam ir buscar os netos à escola é uma raridade, daí que seja tão habitual procurar um complemento à escola. Felizes são aqueles que não necessitam destas respostas porque poupam dinheiro e permitem que as crianças tenham tempo livre para viver a infância.

As entidades promotoras das AEC deveriam garantir que este tempo é verdadeiramente diferente e não "mais uma aula". Preferencialmente, deveria ser num espaço distinto da sala de aula habitual e ter um formato de "clube" para que as crianças se pudessem inscrever de acordo com os seus interesses, com a sua escolha de pares, independentemente da turma em que se inserem porque a sociedade também não está escalonada por faixas etárias. Deveria ser um tempo mais relaxado e divertido.

Aproveitar os clubes locais para as ofertas de atividades é também uma forma de promover e apoiar as associações locais, permitindo àqueles que têm menos recursos o acesso a modalidades que de outra forma nunca poderão integrar.

Sugestões lúdicas de AEC que não requerem saídas da escola: teatro, dança, música, jardinagem, artes plásticas, jogos de tabuleiro, construções, culinária, artes marciais entre outras. 

Sugestões que requerem saídas da escola mas que podem ser apoiadas pelas autarquias: ciclismo/btt, desportos náuticos, hipismo, escalada, caminhadas e exploração da natureza envolvente, técnicas de campo, entre outras.

É importante não esquecer que no 1º ciclo também se brinca e a maior parte dos adultos parece ignorar esse grande detalhe...

E porque não criar um espaço com materiais, apenas para brincar livremente? 

São apenas sugestões... Bom início de ano letivo!

Nota: devem ter reparado que não incluí nas sugestões as atividades de inglês, informática, ciências experimentais e educação física. Por uma simples razão... São curriculares 😉

Comentários

Isabel Fernandes disse…
Excelente artigo! Totalmente de acordo, as crianças precisam de brincar, é um direito e é fundamental para elas. Sitando o psicólogo Eduardo Sá " se querem aumentar as notas, aumentem os recreios"

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica