Esta semana fiquei preocupada com a notícia da criatura que dá banhos de água gelada à filha de 3 anos para lhe mostrar quem manda... Mãe que é mãe não faz coisas destas! E preocupo-me porque esta pessoa se considerou competente para dar conselhos sobre parentalidade. Por favor, se é uma das... Digamos... 10 pessoas a ler este texto, escolha bem as fontes de informação e em caso de dúvida escolha profissionais da área! O "instagram" não é o melhor local para encontrar estratégias educativas. Mesmo entre os profissionais, nem todos vão ao encontro das nossas expectativas, crenças, modelos educativos e deve imperar o bom-senso. Não querendo influenciar nada, ao contrário de alguns adeptos de banhos de água gelada 🙄 cá em casa preferimos banhos relaxantes! É uma estratégia diferente mas também envolve água. Digamos que é uma alternativa bem mais agradável com um propósito educativo. Não, a minha criança não estava a fazer uma birra mas como eu acredito
Não tenho nada contra as festas ou comemorações de final de ano mas criei alguma aversão a festas de "finalistas" na creche, no pré-escolar, no 1° ciclo e no 9°ano! Primeiro porque não fazem qualquer sentido e depois porque banalizam o termo "finalista". Provavelmente já me viram a participar numa dessas "festas", mas que fique claro que não é porque eu queira, porque goste ou ache que é relevante. Em muitas escolas existe este hábito entranhado e acho que ninguém se dá ao trabalho de reflectir sobre o assunto. Se calhar sou eu que sou esquisita, mesquinha ou é da idade. Não sei... Mas talvez não volte a ceder mais na minha forma de pensar sobre isto... Vejamos, a escolaridade obrigatória termina no 12° ano, até lá não são finalistas de nada!! Não sei se alguém já pensou nisto mas... É possível fazer uma festa de final de ano sem copiar chapéus americanos, bengalas portuguesas e capas de traje (🤦🏻♀️ nem isto faz qualquer sentido 🙆♀️ porq
Devia ser proibido crescer sem poder brincar lá fora todos os dias, nos recreios, nos montes, rios e praias. Então se ficarem ao lado da escola, não há justificação para não sair a pé. Ninguém devia chegar à idade adulta sem ter construído uma cabana com os seus amigos de infância, pois são memórias que permanecem no nosso imaginário. Já o referi várias vezes, o Escotismo foi a minha melhor escola e não há nada que nos impeça de continuar a ser Escoteiros na vida, mesmo não estando activos no movimento. Conhecendo vários modelos pedagógicos, facilmente se cruzam fundamentações e intenções pedagógicas. Não há nada que possa substituir este trabalho de equipa, a divisão de tarefas, o empenho e dedicação de todos para um fim comum. Os jardins de infância não podem continuar a ser "gaiolas", devem permitir uma vida plena, em harmonia com a natureza e com o meio envolvente, independentemente das condições atmosféricas. O
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