Como podemos educar para a preservação da natureza se não deixarmos que as nossas crianças a explorem e sintam?

Numa altura em que tanto se fala sobre a preservação da natureza, quantos de nós param para olhar à nossa volta, para observar a vegetação, os insectos e as alterações da natureza ao longo do ano? Quantos tiram uns minutos do dia para cuidar de um jardim?

Como podemos educar para a preservação da natureza se não contactarmos com o mundo natural? Se não sentirmos a natureza como parte das nossas vidas, jamais lhe atribuiremos o devido valor.

Pois as nossas crianças são atentas a estes pequenos detalhes, basta seguir os seus interesses e o prazer  das descobertas!

E para conhecer, temos que tocar, sentir, explorar...

Se a Ciência é o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, sinto-me diariamente rodeada de "pequenos cientistas", tanto na escola como em casa.

Todos os dias, a pequena pede uma "surpresa", o que não é mais do que um tabuleiro preparado para exploração, um origami, qualquer coisa que eu faça, que esconda numa caixinha... Na maioria das vezes é uma coisa improvisada, como hoje.
Tinha andado a recolher umas folhinhas e flores para um jogo na escola, que guardei nesta caixa de ovos para depois fotografar cada uma. Quando ela me pergunta pela "surpresa" à saída da escola, ofereci-lhe a caixa das amostras e ela adorou!
Chgegamos a casa e improvisei um tabuleiro para explorar o jardim. Recolhemos mais algumas amostras de plantas, observamos, tocamos, cheiramos...
De seguida, organizamos algumas folhas e flores numa folha para prensar e apertamos bem os parafusos.
Ainda tentamos encontrar um bichinho para observar com a lupa mas parece que se tinham escondido todos!
Ao saír para jantar, encontramos um casulo (colado no muro), que guardamos na "nossa" caixinha de observação. A "caixinha" tem uns furinhos na tampa, uma lupa incorporada e dá para pendurar ao pescoço.

Não sabemos o que de lá irá saír mas estaremos atentas!
Por enquanto, é o novo bichinho de estimação e vai connosco passear 😉. 

No tabuleiro podemos encontrar uma prensa de flores e uma lupa da Goki, caixinhas para amostras de plantas e insectos, uma pequena rede, uma pinça para recolher insectos e a "caixinha" para guardar um bichinhos, da Flying Tiger.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica