Nós, os Educadores, guardamos tesouros!!

O Facebook recordou-me que a 14/09/2015, a Íris começou a frequentar a creche. Foi um dia estranho e o meu coração ficou apertadinho durante aquela hora que lá passou. Sim... Foi mesmo só uma hora!!! Depois duas horas... Passadas umas semanas ficou para almoçar e as tardes, só em janeiro de 2016.

A verdade é que eu não queria perder nenhum daqueles momentos importantes das nossas vidas e pude ouvir as primeiras palavras, ver os primeiros passos, o primeiro desenho,introduzir gradualmente todos os alimentos, adormecê-la todas as tardes, explorar o espaço, cantar, brincar, passear...

Por mais que nos tentem enganar, os nossos filhos estão melhor com as mães e pais do que com qualquer outra pessoa (salvo raras excepções). O que fazer? É simples, é só confiar no instinto, ignorar intrometidos e seguir o coração. 

Ninguém devia ser privado destes momentos e é por isso que ODEIO o cartaz de um partido político que anuncia mais creches em vez de anunciar mais tempo de licença de maternidade (e atribuição do valor da creche a quem pretende educar os filhos em casa pelo menos até aos 3 anos).

Na próxima semana iniciaremos as duas o novo ano escolar. Ela, na mesma "escola", que me transmite confiança e me deixa tranquila, eu numa escola nova! Só não é tão difícil a separação porque já nos habituamos, mas custa sempre pois foram meses de cumplicidade, 24h por dia!(Sim, dorme connosco)

Aos pais que eu ainda não conheço, gostaria de dizer que compreendo os vossos corações apertados, as incertezas e inseguranças. Espero estar à altura das vossas expectativas porque não é fácil deixar o nosso bem mais precioso ao cuidado de quem não conhecemos... 

Às vezes choramos 😉, é normal... Por vezes teremos opiniões divergentes. mas prometo guardar os vossos tesouros como se fossem meus ❤️

É que os Educadores, guardam tesouros, que são o futuro da humanidade! Devem ser tratados com muito cuidado e respeito pelas suas diferenças, para que não se danifiquem e e possam desenvolver-se cada um ao seu ritmo.
Existirá melhor profissão neste mundo?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!