Vida prática Montessori: Chef Íris, 4 anos 🙂



Quanto mais aprendo sobre montessori, mais acredito que não se resume a uma metodologia ou utilização de determinados materiais, mas como uma filosofia de vida, uma perspectiva diferente sobre o desenvolvimento humano.

Confiar na competência das nossas crianças, respeitar os seus ritmos e os seus interesses, constitui-se como elemento fundamental para que possamos educar para a responsabilidade, para o respeito, para a paz e cooperação. Não acredito que possa ser um método a implementar quando não se vive nem se sente este espírito. E por isso, nem todos se identificarão com esta forma de educar.



Cá em casa, procuramos seguir os interesses da nossa filha e dar-lhe cada vez mais autonomia na realização das tarefas a que se propõe fazer, adaptando por vezes alguns materiais para que se sinta capaz de fazer as coisas sem ajuda. Algumas tão simples como encher um copo de água quando tem sede, sem recorrer à ajuda do adulto.

Depois do interesse manifestado pela culinária,uma das últimas aquisições cá de casa foi o conjunto de faca e descascador para crianças do IKEA.

Na verdade, gostavamos mais do kit da opinel mas a diferença de preço era considerável e por isso optamos pela mais económica e encomendamos apenas o protetor de dedos (Opinel), na loja Bosque Feliz (que chegará em breve).

Sob o lema "ajuda-me a fazer sozinha" da Dra. Montessori, hoje a pequena escolheu fazer uma quiche para o almoço!

Confesso que estou super orgulhosa 🥰 e encantada com tanta destreza e autonomia... Deixo-vos o vídeo da confecção da quiche 😉! 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!