O nosso primeiro "Pão por Deus"

Confesso que para mim, esta tradição era desconhecida até há poucos anos... Sou do Porto e o "pão por Deus" nunca fez parte da minha infância! 

O Halloween também não, mas adotei a sua comemoração há mais de 20 anos e depois de pesquisar as origens, acabei por me identificar com o seu significado.  

Este ano, a pequena trouxe uma tarefa para casa, recolher alimentos: frutos secos, frutos de outono, legumes, doces variados, bolos ou o que as pessoas quisessem e pudessem dar. A intenção era recuperar uma antiga tradição portuguesa. 



E ela empenhou-se na tarefa! Explicou que a tradição surgiu após o terramoto de 1755, que a água invadiu as ruas de Lisboa no dia de todos os Santos e que como não havia alimentos, começaram a pedir "pão por Deus" pelas portas. Cantou a canção em cada casa e ficou felicíssima com o que conseguiu!


Hoje de manhã estava ansiosa por chegar à escola e mostrar que o saquinho não foi suficientemente grande para tudo o que recebeu ! 

Obrigada a todos! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!