Como motivar as crianças para tarefas que não lhes agradam.

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, os seus interesses, áreas em que são bons e outras áreas em que são menos bons. Muitas vezes demonstram alguma relutância em realizar actividades em que eles sabem que são menos bons.


O segredo está em atraí-los com algo que os interessa e incluir actividades que possam promover o desenvolvimento das suas competências menos trabalhadas. No nosso caso, é do recorte que ela não gosta nada!

Mas adora estas mesas preparadas e ciclos de vida! 

Este ano ainda não tinhamos conversado sobre o ciclo de vida das abelhas. Encontrei uns materiais gratuitos no TPT da "Family has tools" e outros no Bosque Feliz DIY, que imprimi e plastifiquei. Juntei ainda alguns livros e materiais que tinha por casa, que pudessem relacionar-se com o tema ou ser utilizados com um propósito.

É importante que o que propomos às crianças tenha um objectivo, uma contextualização e relação com os seus interesses. 

Gosto de oferecer atividades que a criança possa fazer com facilidade e outras que apresentem algum grau de dificuldade mas adequadas às suas capacidades.


Propostas sobre as abelhas:
- Leitura e exploração do tema;
- Investigação;
- Observação das abelhas e partes do seu corpo;
- Nomenclatura específica;
- Fases do ciclo de vida das abelhas;



- Construção de uma colmeia e abelhas decorativas, utilizando materiais de desperdício;



- Retirar o "mel" dos alvéolos utilizando a pinça (preparação para a escrita)


- Seguir o caminho do "voo das abelhas" (recortar pelo tracejado). Este material pode ser descarregado gratuitamente do Welcome to mommyhood.



- Modelar uma abelha com plasticina;



- Desenhar uma abelha passo a passo a partir de umas imagens que retirei da internet(ela optou por fazer um postal que vai enviar a alguém especial);



- Observação e identificação do mel que tinhamos em casa;



- Leitura e associação de imagens (fases do ciclo de vida);

Ficaram ainda algumas ideias de exploração para os próximos dias que retiramos do livro "As abelhas". O que eu queria mesmo era que ela treinasse o recorte mas acabamos por abranger diversas áreas de conhecimento. No final ainda perguntou: "Já não tens mais actividades sobre abelhas?"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica