Como motivar as crianças para tarefas que não lhes agradam.

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, os seus interesses, áreas em que são bons e outras áreas em que são menos bons. Muitas vezes demonstram alguma relutância em realizar actividades em que eles sabem que são menos bons.


O segredo está em atraí-los com algo que os interessa e incluir actividades que possam promover o desenvolvimento das suas competências menos trabalhadas. No nosso caso, é do recorte que ela não gosta nada!

Mas adora estas mesas preparadas e ciclos de vida! 

Este ano ainda não tinhamos conversado sobre o ciclo de vida das abelhas. Encontrei uns materiais gratuitos no TPT da "Family has tools" e outros no Bosque Feliz DIY, que imprimi e plastifiquei. Juntei ainda alguns livros e materiais que tinha por casa, que pudessem relacionar-se com o tema ou ser utilizados com um propósito.

É importante que o que propomos às crianças tenha um objectivo, uma contextualização e relação com os seus interesses. 

Gosto de oferecer atividades que a criança possa fazer com facilidade e outras que apresentem algum grau de dificuldade mas adequadas às suas capacidades.


Propostas sobre as abelhas:
- Leitura e exploração do tema;
- Investigação;
- Observação das abelhas e partes do seu corpo;
- Nomenclatura específica;
- Fases do ciclo de vida das abelhas;



- Construção de uma colmeia e abelhas decorativas, utilizando materiais de desperdício;



- Retirar o "mel" dos alvéolos utilizando a pinça (preparação para a escrita)


- Seguir o caminho do "voo das abelhas" (recortar pelo tracejado). Este material pode ser descarregado gratuitamente do Welcome to mommyhood.



- Modelar uma abelha com plasticina;



- Desenhar uma abelha passo a passo a partir de umas imagens que retirei da internet(ela optou por fazer um postal que vai enviar a alguém especial);



- Observação e identificação do mel que tinhamos em casa;



- Leitura e associação de imagens (fases do ciclo de vida);

Ficaram ainda algumas ideias de exploração para os próximos dias que retiramos do livro "As abelhas". O que eu queria mesmo era que ela treinasse o recorte mas acabamos por abranger diversas áreas de conhecimento. No final ainda perguntou: "Já não tens mais actividades sobre abelhas?"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!