Explicar o conceito de tempo, do concreto ao abstracto.


Até aos 6/7 anos de idade, é importante que exista um suporte concreto das aprendizagens, de preferência manipulável, para que as crianças possam compreender conceitos utilizando os diferentes sentidos. 

A criança precisa de experimentar concretamente, tocando, manipulando e utilizando objectos reais, miniaturas, ou simbolicas, para que se aproprie das características e dos significados. Posteriormente poderá criar uma imagem mental do que percepcionou, compreendendo os conceitos de forma abstracta.



Quando abordamos a questão do "tempo", considero relevante diferenciar tempo cronológico de tempo atmosférico, pois a mesma palavra pode ter diferentes significados. 

Habitualmente utilizo o termo "meteorologia" mas é inevitável que o termo "tempo" se utilize frequentemente.



Aos objectos do boletim meteorológico, decidimos acrescentar uns cartões (que desenhei e pintei) com os estados do tempo porque já não é suficiente olhar lá para fora e dizer: "tem núvens" ou "está a chover". Se queremos desenvolver competências linguísticas devemos fazê-lo correctamente e desde cedo, utilizando frases completas e termos adequados.

O desenvolvimento da linguagem acontece todos os dias e em todos os momentos. Cabe ao adulto cuidar do ambiente em que a criança se desenvolve. 

Os cartões estão legendados com letra manuscrita pois a pequena já se familiarizou com as letras de imprensa mas como em Portugal ainda escrevemos com letra cursiva (felizmente) vai-se familiarizando com este tipo de letra.

Por enquanto, cá em casa, temos apenas os suportes concretos do tempo cronológico semanal (assinalando o dia da semana e a sequência cíclica dos dias) e do tempo atmosférico diário. Vamos tratar do upgrade em breve 😉


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