Educadores de Infância, são os todo o terreno da Educação! Be prepared!#scramblermidspoiler

Não tenho qualquer duvida de que os Educadores de Infância são a versão TT (todo o terreno) da Educação!
É uma profissão para os mais resistentes e resilientes. De outra forma, porque lhes atribuiriam turmas de 25 crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, com uma idade de aposentação aos 66 anos?
Brincar no chão, correr, saltar, subir às árvores, dar colo, acompanhar as idas à casa de banho, limpar narizes, resolver conflitos, mudar roupas... Entusiasmar-se com as coisas mais simples que a vida nos traz, acalmar corações e procurar conhecimento. 
Baixar-se ao nivel das crianças para conversar, abraçar, (ensinar ou) simplesmente apertar cordões, sentar no chão... Avaliar cada criança comparando-a apenas consigo mesma, observando as mais pequenas evoluções com satisfação!
Os pés dos Educadores movem-se pelos mesmos caminhos que os das crianças, sobre terra, pedras, água  e mesmo quando há lama! 
Cá entre nós, a lama é muito mais divertida do que a burocracia que paira sobre as escolas... 
Recordo com saudade que o meu avô António é que me deixava ir para a lama 🥰... Lembro-me muitas vezes dessas aventuras! Mas no tempo da minha infância, os avós estavam por casa, não na escola!
Pelo menos aos 60 anos de idade ou 40 de serviço, os Educadores deveriam poder dedicar mais tempo aos seus próprios netos, porque também estão cansados e a diferença entre gerações é enorme! 
É por isso que eu digo que os Educadores de Infância são TT... Quando deviam ser apenas avós, levam uma vida de pais de crianças pequenas, com todo o esforço físico e mental que implica. E depois ainda são avós! 
A mim, ainda me faltam muitos anos de trabalho para pensar na reforma. Ao contrário dos meus colegas mais velhos, que foram enganados, já sei que preciso de me manter no mercado de trabalho até aos 66 anos (por enquanto). 
No meu papel de mãe de criança pequena, tenho aprendido a estabelecer prioridades. Cada fase do ciclo de vida tem as suas particularidades e as suas exigências, que as possamos viver tranquilamente.
A minha filha, o meu bem estar, (fisico, mental e emocional), a minha vida familiar e pessoal estarão sempre em primeiro lugar! Não convém esquecer que os profissionais são pessoas e o seu estado de espírito influi sobre o seu trabalho. Tudo o que referi, é válido para Assistentes Operacionais que trabalham com a mesma faixa etária.
Hoje em dia, ser Educador de Infância é saber ter um longo caminho a percorrer. Convém fazê-lo com calma, com as devidas pausas, com os pés no chão e olhar no horizonte! E esperar que o horizonte não se vá afastando, à medida que a idade avança...

"Be prepared!", como diria Baden Powell 
 
Deixo um agradecimento especial  à XERO SHOES por me acompanhar ao longo deste caminho. É concerteza uma parceria a manter com os meus pés. Permite-me desempenhar a minha profissão todo o terreno com todo o conforto necessário. Antes, tinha que me descalçar todos os dias mas agora encontrei um calçado à minha medida!
As "scrambler mid" que tenho calçadas foram-me enviadas gratuitamente em troca de uma opinião sincera.




O que gosto mais: 
*A forma do calçado,  respeitadora do formato do pé, podendo mover os dedos sem restrições;
*A flexibilidade (que me permite realizar todos os movimentos como se estivesse descalça e sentar no chão de pernas cruzadas).
*O peso! São as botas de caminhada mais leves do mundo!!!
*A aderência da sola michelin.
*O facto de ser um calçado que respira e é resistente à água.
*O estilo de calçado e a adaptabilidade às diferentes atividades do meu dia a dia (posso usá-lo com jeans, na escola, nas caminhadas de montanha...)
*As cores!!!
*zero drop e uma sola fina, maleável.

O que gosto menos:
*De só ter um par... Ainda 😅

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!