Heranças culturais - Oficina da regueifa e do biscoito em Valongo

                                               

Cada família carrega heranças culturais muito diversas, que devem ser preservadas e transmitidas aos mais novos, para que também eles as conheçam, vivenciem e as transmitam a gerações futuras. Mais importante do que conhecer tradições de outras localidades, é conhecer aquelas onde residem as nossas origens. 

Para replicar os estilos de vida de antigamente, como que um "regresso ao passado", temos hoje em dia variadíssimos recursos ao nosso dispor. Além do património oral, das histórias que os nossos pais e avós nos contam sobre tempos antigos, podemos visitar museus, centros interpretativos e consultar registos sobre os nossos antepassados. 


Como cresci muito perto de Valongo e viajava todos os dias de comboio para a estação de S. Bento, era frequente ver padeiras a vender regueifa na estação de Ermesinde, com uma canastra à cabeça. Foi a curiosidade sobre esta memória de infância que nos levou a visitar a OFICINA DA REGUEIFA E DO BISCOITO.


Gostamos muito da visita guiada que iniciou com um filme em 3D, seguido de uma exposição sobre o ciclo e a rota do pão, histórias contadas por um holograma, trajes tradicionais, percursos antigos e também jogos interativos numa sala que é uma lata de biscoitos gigante!


Entre muitas outras curiosidades, ainda fiquei a conhecer o Esporão do centeio, o LSD de antigamente, que a minha mãe disse conhecer muito bem quando era criança por dar algum dinheiro e que por isso mandavam as crianças apanhar para depois vender. 

O que uma pessoa descobre sobre os pais nesta altura da vida... 👀

E apesar do meu padrinho ser de Valongo, nunca recebi uma regueifa na Páscoa 😂

A visita não poderia ter terminado da melhor forma, com a confeção de uns biscoitos que cada um de nós fez e trouxe num saquinho com a receita! 


A visita é gratuita mas é necessário efectuar marcação AQUI

Obrigada ao Município de Valongo por esta tarde bem passada e pelos deliciosos biscoitos!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!