Uma Catraia de livros... Afinal ainda há crianças que gostam muito de ler!

A "catraia de livros" é dos eventos anuais preferidos da nossa filha! Confesso que dos meus também! 🙂 Dizem que as crianças de hoje em dia não lêem... Mas talvez os pais se tenham esquecido de lhes dar um exemplo a seguir. Cá em casa, todos gostamos de ler! Talvez seja por isso que a nossa "catraia" adore livros, porque cresce com eles! Aliás, não sai de casa sem um... Ou dois!
Esta não é apenas "mais uma feira do livro", são duas semanas dedicadas a eventos culturais relacionados com a leitura, entre os quais, a participação dos alunos da Escola de Música de Esposende (da qual a I. também faz parte) com um repertório alusivo ao tema, apresentações de livros de escritores conhecidos, palestras, entre outras actividades. Como é algo próximo do ponto de vista relacional e local, tem outra relevância.
Confesso que também gostaria de ter assistido a momentos de divulgação de livros de autores locais, menos mediáticos, como aquele que assistimos no passado dia 19 de Março, em Belinho, "O menino que queria ser árvore", de José Torres Gomes. Talvez numa próxima edição!
Apesar da biblioteca municipal ser um recurso valioso, investimos também na nossa biblioteca doméstica 🙂. Contrariando a tendência do entretenimento electrónico, por cá continuamos a apostar numa educação menos tecnológica e não nos arrependemos da opção.
Os livros do Jeff Kinney passaram à lista de favoritos. Tudo começou com o Diário de um Banana 1... No último mês a miúda já leu 4 diários (ainda não encontramos o 5 😅), as histórias do Rowley, uma novela gráfica do Big Nate, o Encanto e... Muitos outros pequenos livros ilustrados.
Quando me perguntam qual o segredo para fazer com que a criança goste de ler só encontro duas respostas possíveis, é uma herança genética e não usa dispositivos electrónicos para se enterter. Assim sendo, contrariando a ideia de que as crianças de Hoje não lêem, a minha lê e muito!!
Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!