Cá em casa, sou só Mãe!


Gostaria de desenganar todos aqueles que pensam que em casa "trabalho" com a minha filha... Não! Cá em casa, sou apenas a mãe que gosta de brincar com a filha, só isso. Acontece que, por acaso também sou Educadora de Infância e por isso sou capaz de perceber o impacto que determinadas actividades podem ter no desenvolvimento das crianças, mas é só isso, mais nada!!

Acho que devemos dar aos nossos filhos a atenção que eles merecem. Brincar um bocadinho com eles, é importante, mas nem sempre é fácil ou possível fazê-lo todos os dias... Temos sempre casa para arrumar, roupas para lavar, estender, passar e arrumar, refeições para preparar, entre muitas outras coisas... E aquele ser pequenino à nossa volta a pedir que brinquemos! 

Ontem tinhamos uma lista imensa de coisas (de adultos) para fazer! Ainda tivemos tempo para um mergulho na piscina mas assim que saímos de casa ela só dizia que queria voltar, para "fazer o puzzle com a mamã"! Até agora, não era um dos seus principais interesses... Nem era capaz de os montar sozinha (só os que tinham 9 ou 12 peças). Quando finalmente chegou a casa, surpreendeu-me...


35 Peças!! Dei-lhe os parabéns e perguntei-lhe como conseguiu, ao que me respondeu que este puzzle era para crianças de 3 anos! (Na caixa diz +3 e a determinada altura devo ter-lhe dito que era para as crianças com mais de 3 anos montarem sozinhas...). 

Isto para vos explicar que os interesses das crianças são meio caminho andado para o sucesso! Se a criança quiser, vai conseguir! Não são todas iguais, umas gostam de umas coisas, outras gostam de outras... Os interesses e os ritmos devem ser respeitados!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!