Dias de mamã-filha!


Quando eu iniciei o meu percurso escolar, em 1983, o calendário letivo situava-se entre 01 de Outubro e 30 de Junho, tínhamos 3 meses de férias de verão inteirinhos! Ah, e que bem que sabiam... 

Não frequentei o pré-escolar, fiquei em casa. Fui muito feliz e não me parece que os poucos que tenham frequentado o pré-escolar nessa altura tenham tido melhores resultados, em qualquer coisa que se lembrem agora de comparar.

Hoje em dia a realidade é um pouco diferente e parece aceitável que as crianças tenham apenas 1 mês de férias, mesmo que as condições familiares lhe permitam ter mais tempo em família.

Este ano, ouvi frequentemente comentários sobre o "imeeeenso" tempo que a minha filha está a ter de férias (que não chega aos 3 meses que eu tinha aos 6 anos e ela ainda so tem 3 anos de idade!!!), assim como a pergunta constante: Ainda não foste para a escola? Ao que ela responde: Ainda estou de férias! 

Às vezes questiona porque é que lhe estao sempre a perguntar a mesma coisa... A verdade é que criança não trabalha, brinca, por isso pode ter as férias todas que quiser!Palavra de Educadora!

Adotei uma filosofia de vida que me permite aproveitar o melhor que a vida me dá e o melhor de tudo são mesmo os nossos filhos (e o tempo que passamos com eles). É que o tempo, esse não volta atrás!

Procuramos passar tempo juntos, os três, mas por estes dias, enquanto o pai vai trabalhar, aproveitamos os momentos a duas! São bons para compensar todo o tempo que o trabalho extra, reuniões e formações nos "roubam" durante o ano.

Se eu gosto de laranjas mas a vida me dá limões, faço limonada com açúcar, que sempre é mais doce! 

Enquanto eu não tiver uma escola para trabalhar, vamos continuar as férias da pequena, com mergulhos na piscina (sempre que a meteorologia o permitir), brincadeiras no jardim, passeios ao luar, vôos fantásticos nos pés da mamã, sonecas no sofá e sabe-se lá mais o quê...

E talvez, quem sabe, um dia destes começamos a ir de manhã ao jardim-de-infancia... Mas hoje não, nem amanhã 🙂!

Comentários

Anabela Chibante disse…
Boa miúda!!!!!!!!! Adorei!! Continua a escrever, assim mato as saudades que tenho de ti… e das maluquices que fazíamos.. Bjnhss!! (Anabela Chibante)

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Receita caseira de areia mágica