Dias de mamã-filha!


Quando eu iniciei o meu percurso escolar, em 1983, o calendário letivo situava-se entre 01 de Outubro e 30 de Junho, tínhamos 3 meses de férias de verão inteirinhos! Ah, e que bem que sabiam... 

Não frequentei o pré-escolar, fiquei em casa. Fui muito feliz e não me parece que os poucos que tenham frequentado o pré-escolar nessa altura tenham tido melhores resultados, em qualquer coisa que se lembrem agora de comparar.

Hoje em dia a realidade é um pouco diferente e parece aceitável que as crianças tenham apenas 1 mês de férias, mesmo que as condições familiares lhe permitam ter mais tempo em família.

Este ano, ouvi frequentemente comentários sobre o "imeeeenso" tempo que a minha filha está a ter de férias (que não chega aos 3 meses que eu tinha aos 6 anos e ela ainda so tem 3 anos de idade!!!), assim como a pergunta constante: Ainda não foste para a escola? Ao que ela responde: Ainda estou de férias! 

Às vezes questiona porque é que lhe estao sempre a perguntar a mesma coisa... A verdade é que criança não trabalha, brinca, por isso pode ter as férias todas que quiser!Palavra de Educadora!

Adotei uma filosofia de vida que me permite aproveitar o melhor que a vida me dá e o melhor de tudo são mesmo os nossos filhos (e o tempo que passamos com eles). É que o tempo, esse não volta atrás!

Procuramos passar tempo juntos, os três, mas por estes dias, enquanto o pai vai trabalhar, aproveitamos os momentos a duas! São bons para compensar todo o tempo que o trabalho extra, reuniões e formações nos "roubam" durante o ano.

Se eu gosto de laranjas mas a vida me dá limões, faço limonada com açúcar, que sempre é mais doce! 

Enquanto eu não tiver uma escola para trabalhar, vamos continuar as férias da pequena, com mergulhos na piscina (sempre que a meteorologia o permitir), brincadeiras no jardim, passeios ao luar, vôos fantásticos nos pés da mamã, sonecas no sofá e sabe-se lá mais o quê...

E talvez, quem sabe, um dia destes começamos a ir de manhã ao jardim-de-infancia... Mas hoje não, nem amanhã 🙂!

Comentários

Anabela Chibante disse…
Boa miúda!!!!!!!!! Adorei!! Continua a escrever, assim mato as saudades que tenho de ti… e das maluquices que fazíamos.. Bjnhss!! (Anabela Chibante)

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!