A importância dos brinquedos abertos na organização do pensamento e na resolução de problemas.

Os "brinquedos abertos" são aqueles que permitem à criança fazer deles o que querem que sejam. Isto é, permitem que lhes sejam atribuídos diferentes significados e por isso têm propriedades muito simples, como por exemplo, simples blocos de madeira. 

Estimulam a imaginação, a criatividade e a interação uma vez que dependem da criança para obter funções e não o contrário, em que a criança tem que corresponder exatamente ao que o brinquedo pretende. 

O "lago" que podem ver na imagem, não é mais do que uma das peças de uma torre de construção (habitualmente associada a brinquedos de bebé) mas também já foi uma mesa, uma piscina, um carro... 

A utilização de "peças soltas" permite a exploração das propriedades dos materiais e suas possíveis utilizações, ao mesmo tempo que estimula a capacidade de organização espacial e a capacidade de resolução de problemas. Estas peças podem ser argolas, pedras, conchas, etc. 

A "casinha" de madeira e todos os  acessórios que a compõe são o espaço de brincadeira que mais cativa a pequena, passando horas a criar cenários imaginários. A brincadeira livre é de extrema importância para todas as áreas de desenvolvimento. 

Estaremos a criar pequenos arquitectos? Ao brincar livremente, a criança cria esquemas mentais, planeia e desenvolve projetos. 

Imaginem a organização mental e os conhecimentos que a criança tem que mobilizar para construir, por exemplo, uma escada exterior para os bonecos subirem à varanda?

Observando a criança e os seus interesses, decidimos aumentar a dificuldade, oferecendo-lhe um "castelo de berlindes" no qual as peças devem ser estrategicamente colocadas para que o circuito funcione. Não é algo assim tão simples de resolver por si mesma. 

Foi um presente "pré-dia da criança" que ela já transformou em hotel de bonecos 🤣

Os brinquedos de madeira, têm um encanto especial e um toque fabuloso. São versáteis e duradouros, daí que sejam dos nossos favoritos! Aqui fica o vídeo do circuito:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!