Brincar, despertando para a ciência!

Desde cedo que as nossas crianças contactam com o mundo científico e tecnológico. O nosso dia-a-dia está recheado de conceitos científicos e é através da interacção da criança com o meio e com os objectos, que aprende por si as relações de causa-efeito. 

Isto acontece quando se brinca! 


As crianças aprendem através das suas experiências, por isso é que se torna tão importante deixá-las explorar livremente a terra, areia, água, plantas, estruturas que pode subir e descer, peças para equilibrar, entre outras coisas.


Com o tempo, surgirão questões que o adulto pode ajudar a compreender (porque é que algumas coisas flutuam e outras não, porque caem algumas folhas no outono, de onde vem a chuva, como nascem as plantas, de que precisam as plantas para viver, etc.) recorrendo ao trabalho experimental.


No "Dia Mundial da Criança" costumamos oferecer um presente "grande" à Íris. Achamos que é uma boa altura pois, como faz anos alguns dias antes do Natal, acaba por receber muitos presentes em Dezembro e assim recebe um a meio do ano. No ano passado optamos pela mesa de água e areia. Compramos no Continente e tem-se revelado um brinquedo bastante atractivoe versátil. Veio com alguns acessórios e tem uma tampa, transformando-se numa mesa normal. Ela costuma brincar livremente com a mesa nos dias de primavera e verão, ou (mesmo no outono e inverno) quando chega da escola (antes do banho) pois acaba por se molhar e sujar. Enche e esvazia recipientes, dá banho aos bebés, faz praias, faz gelados de areia, espalha areia pelo jardim...


No jardim-de-infância, acontece a mesma coisa, a exploração livre, mas há sempre algum elemento do grupo que traz uma pergunta que todos querem ver respondida. 

Por vezes também podemos "provocar" a curiosidade das crianças. No ano passado fiz um trabalho para uma formação sobre o trabalho experimental, partindo da história do "João e o Pé de Feijão". Podem espreitá-la aqui:





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!