Vitamina D + Vitamina Brincadeira = Hábitos saudáveis


E de repente... Parece que toda a gente está carente de vitamina D! Até à data só conhecia a indicação de suplementação para bebés, mas a quantidade de adultos que conheço e a quem foi receitada a suplementação aumentou tanto que dei por mim a pesquisar sobre o assunto para acalmar a minha curiosidade. 

Não sou especialista na área da saúde, por isso vou apenas partilhar os resultados da minha breve pesquisa:

(Informação copiada da página web: Alimentação Saudável - DGS)

1. O que é a Vitamina D?
"A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e que está presente naturalmente em poucos alimentos pelo que também existe em suplementos alimentares. Contudo, a vitamina D pode ser produzida endogenamente por ação da radiação ultravioleta da luz solar na nossa pele e assim desencadear a síntese de vitamina D. Esta vitamina necessita de 2 hidroxilações para se tornar ativa, inicialmente no fígado originando o calcidiol e posteriormente no rim originando o calcitriol."

2. A Vitamina D é importante para quê?
"É importante para densidade mineral óssea pois promove a absorção de cálcio e mantém as concentrações adequadas de cálcio e fósforo. Para além disso é importante a nível muscular, cardiovascular e no sistema imunitário."
3. Em que alimentos podemos encontrar a Vitamina D?
"Os alimentos com maior teor em vitamina D são os peixes gordos (Salmão, atum, cavala) e óleos de peixe. Para além destes existem também os alimentos fortificados como leite, bebidas e cremes vegetais, cereais de pequeno-almoço e pão."
(Informação copiada da página web: SNS - DGS)
4. Qual a relação entre a Vitamina D e o sol?
"A sensação de bem-estar físico e mental, o estímulo à produção de melanina, com consequente bronzeamento da pele, o tratamento da icterícia e a síntese de vitamina D, são outros benefícios que o sol proporciona ao ser humano."
5. Quanto tempo de exposição solar é necessário para que se possam manter os níveis adequados de Vitamina D?
"São suficientes 5 a 15 minutos de exposição solar casual das mãos, face e pernas duas a três vezes por semana para manter os níveis de vitamina D altos."
Encontrei ainda duas reportagens sobre o assunto:

Excesso de suplementos de vitamina D tem explicação económica

Vamos  acabar  com  a  febre  da  Vitamina  D


Em suma, a vitamina D é lipossolúvel (solúvel em gordura) e tem como função  facilitar a absorção de cálcio pelo organismo. Pode ser obtida através de alimentos e da exposição solar diária. 

Por cá, preferimos adoptar comportamentos preventivos em vez de "remediar" com suplementos. Preferimos apostar numa alimentação equilibrada, e como em Esposende somos uns privilegiados, também podemos fazer muitas atividades no exterior, durante todas as estações do ano. 

Algumas sugestões:
  • Brincar ao ar livre, no jardim de casa, no jardim-de-infância, na casa dos avós;
  • Passear pelas ruas (após a saída do jardim-de-infância e aos fins-de-semana);
  • Explorar parques infantis existentes;
  • Passear na marginal;
  • Fazer caminhadas / andar de bicicleta pelos passadiços, aproveitando as pernas do papá;
  • Fazer piqueniques;
  • Ir à praia;
  • Fazer jardinagem;
  • Etc.


Como somos "um bocadinho brancas" e com pele atópica, temos algum cuidado com a exposição ao sol e usamos um protector solar factor 50+ a partir das 10h30m, bem como vestuário que nos proteja (chapéu de abas, pois os bonés não protegem as orelhas nem o pescoço e t-shirt de manga curta). 

Existem muitos protectores solares no mercado, mas a nossa preferência vai para a gama Bariésun, da URIAGE.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!