O Jogo Simbólico

A infância é fantástica! Não sei se acontece convosco mas eu sou capaz de passar horas a observar as brincadeiras de faz-de-conta (jogo simbólico). É fantástico perceber o que as nossas crianças percepcionam do mundo através da forma como brincam... Com ou sem brinquedos, as crianças recriam a realidade, representando papéis que observam.



Brincar ao "faz-de-conta" é um bom indicador de desenvolvimento saudável e pode ser usado como facilitador de comunicação. É importante reservar tempo para fazer de conta, dando liberdade à criança para experimentar situações, resolver problemas e testar limites, sem sentir pressão sobre si. 


Quantas vezes perguntamos aos nossos filhos como correu o dia e as respostas são vagas? Agora experimentem recriar a sala de jardim-de-infância (com bonecos, carrinhos, legos ou outros objectos) e deixá-los representar um papel à sua escolha, liderando a brincadeira. Serão concerteza surpreendidos com a quantidade de pormenores 😉.

Cá por casa temos uma "brincadora" nata. Representa tudo o que vai vivendo e experimentando, sendo capaz de recriar até diálogos que ouviu. As suas preferências vão para os cuidados maternais/paternais, afazeres domésticos, actividades escolares, cuidados médicos e compras. Claro que na maior parte das vezes pede a nossa interacção e a verdade é que nem sempre me apetece brincar... Mas, depois lembro-me que estes momentos são únicos e especiais, não podemos perdê-los! 💗 





Comentários

Olá Parceira! Andas muito inspirada mesmo no final do ano!

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!