Segurança Infantil - Prevenção!


A segurança das nossas crianças é uma das maiores preocupações nos dias de hoje. Afinal, são o nosso bem mais precioso! Queremos educar crianças responsáveis e capazes de resolver situações com que se deparam, não queremos que vivam dentro de uma "bolha"! Há pequenas coisas que estão ao seu alcance e que lhes podemos  ensinar, pois  um dia poderão ajudar numa situação de perigo.

Em casa, podemos conversar com a criança sobre o que faria se alguma vez se perdesse (num shopping, num parque) ou se por exemplo, alguém que não conhece a chama para ir ter consigo.
É importante que, desde cedo, as crianças saibam o seu nome, os nomes dos pais e a morada de casa. Pelos 3 anos de idade, alguns conseguirão saber o número de telefone. 

Não é aconselhável o encorajamento para conversar com estranhos, por muito difícil que isto possa ser na nossa cultura... Ás vezes somos nós os primeiros a falar e a dar informações sobre as crianças...
Este ano pedimos a pulseira do programa "Estou Aqui". O pedido é simples e o link para a página está na coluna das "Páginas Interessantes".
Imagem retirada da página do programa "Estou Aqui"

Na escola, podemos conversar com as crianças sobre alguns perigos e nas saídas, as crianças devem compreender que não se podem afastar do grupo. Este ano mostramos este filme nas salas de pré-escolar, que, embora não seja especificamente para crianças tão pequenas, acabamos por explorar com os grupos, obtendo um feedback positivo. No final fizemos um cartão SOS (com o nome dos pais e contactos) para guardar nas mochilas. O programa "Estou Aqui" também permite fazer pedidos de pulseiras para grupos.



Uma das coisas que me preocupa nas saídas das crianças da escola é o rácio de adulto/criança, que muitas vezes não é o mais adequado. Por exemplo, para uma sala de 25 crianças existe um educador e um auxiliar. Isto sem esquecer que algumas das crianças podem precisar de mais algum apoio que outras (dificuldades de mobilidade, audição, visão, etc.). O entrar e sair dos autocarros, idas às casas de banho e circulação pelos passeios são dificuldades acrescidas. 

Não percebo também porque é que se continuam a escrever os nomes das crianças em local visível das batas, será para algum estranho chamar mais facilmente por elas?

Outra preocupação prende-se com os grandes aglomerados de crianças em actividades do "dia mundial da criança" ou "desfiles de carnaval" em que os riscos se tornam ainda maiores. Felizmente, nas saídas programadas podemos contar com o programa da "Escola Segura" assim como em acções de sensibilização durante o ano.


Encontrei no Etsy um autocolante em vinyl para colar nos móveis ikea. É uma excelente ideia para brincar ao faz de conta, explorando noções de segurança. Acho que vou experimentar!


imagens retiradas de etsy.com


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!