E quando não estamos habituados a ver "tanta" televisão?, o que fazemos?
Pois é... Nem todos temos os mesmos hábitos! E usar a televisão ou outro equipamento eletrónico para enterter a criança nunca foi uma opção. A nossa filha prefere mil vezes ir até ao rio atirar pedras, correr nos campos, observar as plantas, as núvens e saltar nas poças de lama!
Não temos tablet, comecei há pouquíssimo tempo a deixá-la jogar qualquer coisa no meu telemóvel de longe a longe e na semana passada ressuscitamos um portátil antigo para ela "brincar" no consultório médico...
Usa mais o documento de texto do que outra coisa (aquilo também não dá para muito mais) e um jogo em japonês de colocar ossos num esqueleto, mas cansa-se rapidinho.
Hoje de manhã, às 9h, lá estávamos nós na sala a olhar para a RTP2... Ela com um ar desconfiado. Mas eu disse que era "escola", tinha que ser! Começou o 3°período!!!
Os programas até eram giros mas a pequena perdeu o interesse antes do "Era uma vez a vida" começar...
Passo então a mostrar o que fazem as crianças que preferem não ver televisão.
Hoje foi assim:
Antes do almoço fizemos uma pista de obstáculos na sala: saltar, rastejar, dar cambalhota e encestar uma bola, durante uns minutos. (Temos aqui a Educação física.)
No final, pediu para cozinhar. (Portanto, podemos acrescentar a vida prática, matemática e conhecimento do mundo.)
Após o almoço fomos até lá fora exercitar os músculos novamente (Educação Fisica)... Aqui não há perigo de encontrar aglomerados populacionais 😆... (Formação Pessoal e Social, consciência de si e do outro).
Voltamos a casa e encontramos uns bichinhos no páteo exterior (alguns estavam escondidos atrás das plantas 😉 tivemos que procurar). Novamente conhecimento do mundo, método científico e observação.
Mais umas voltinhas de bike, desta vez sem mãos no guiador (ainda bem que estava com rodinhas)... E lembrou-se que já não pintava há algum tempo!(Educação artística)
O resto do dia foi passado na sala, com a TV desligada, a ouvir música enquanto construía com blocos de madeira, pedras coloridas, matrioskas e outros brinquedos de empilhar e encaixar. De novo a arte presente.
À noitinha, depois do ritual da história (linguagem oral e abordagem à escrita) disse: "Amanhã não me apanhas na televisão! Prefiro dormir!!!" 😂 (Formação pessoal e social)
Ora, depreendo que basta seguir a criança e cuidar do ambiente para proporcionar um desenvolvimento adequado.
Já dizia Dra. Montessori:
"Follow the child"!
Não temos tablet, comecei há pouquíssimo tempo a deixá-la jogar qualquer coisa no meu telemóvel de longe a longe e na semana passada ressuscitamos um portátil antigo para ela "brincar" no consultório médico...
Usa mais o documento de texto do que outra coisa (aquilo também não dá para muito mais) e um jogo em japonês de colocar ossos num esqueleto, mas cansa-se rapidinho.
Hoje de manhã, às 9h, lá estávamos nós na sala a olhar para a RTP2... Ela com um ar desconfiado. Mas eu disse que era "escola", tinha que ser! Começou o 3°período!!!
Os programas até eram giros mas a pequena perdeu o interesse antes do "Era uma vez a vida" começar...
Passo então a mostrar o que fazem as crianças que preferem não ver televisão.
Hoje foi assim:
Brincou! Sozinha, enquanto os pais trabalhavam... É, as crianças são capazes de fazer coisas sozinhas e de inventar. (Em termos técnicos trabalhou o jogo simbólico, o teatro e a criatividade enquanto respeitou o nosso tempo de trabalho).
Antes do almoço fizemos uma pista de obstáculos na sala: saltar, rastejar, dar cambalhota e encestar uma bola, durante uns minutos. (Temos aqui a Educação física.)
No final, pediu para cozinhar. (Portanto, podemos acrescentar a vida prática, matemática e conhecimento do mundo.)
Após o almoço fomos até lá fora exercitar os músculos novamente (Educação Fisica)... Aqui não há perigo de encontrar aglomerados populacionais 😆... (Formação Pessoal e Social, consciência de si e do outro).
Voltamos a casa e encontramos uns bichinhos no páteo exterior (alguns estavam escondidos atrás das plantas 😉 tivemos que procurar). Novamente conhecimento do mundo, método científico e observação.
Mais umas voltinhas de bike, desta vez sem mãos no guiador (ainda bem que estava com rodinhas)... E lembrou-se que já não pintava há algum tempo!(Educação artística)
O resto do dia foi passado na sala, com a TV desligada, a ouvir música enquanto construía com blocos de madeira, pedras coloridas, matrioskas e outros brinquedos de empilhar e encaixar. De novo a arte presente.
À noitinha, depois do ritual da história (linguagem oral e abordagem à escrita) disse: "Amanhã não me apanhas na televisão! Prefiro dormir!!!" 😂 (Formação pessoal e social)
Ora, depreendo que basta seguir a criança e cuidar do ambiente para proporcionar um desenvolvimento adequado.
Já dizia Dra. Montessori:
"Follow the child"!
Comentários