E quando não estamos habituados a ver "tanta" televisão?, o que fazemos?

Pois é... Nem todos temos os mesmos hábitos! E usar a televisão ou outro equipamento eletrónico para enterter a criança nunca foi uma opção. A nossa filha prefere mil vezes ir até ao rio atirar pedras, correr nos campos, observar as plantas, as núvens e saltar nas poças de lama! 

Não temos tablet, comecei há pouquíssimo tempo a deixá-la jogar qualquer coisa no meu telemóvel de longe a longe e na semana passada ressuscitamos um portátil antigo para ela "brincar" no consultório médico... 

Usa mais o documento de texto do que outra coisa (aquilo também não dá para muito mais) e um jogo em japonês de colocar ossos num esqueleto, mas cansa-se rapidinho. 

Hoje de manhã, às 9h, lá estávamos nós na sala a olhar para a RTP2... Ela com um ar desconfiado. Mas eu disse que era "escola", tinha que ser! Começou o 3°período!!! 

Os programas até eram giros mas a pequena perdeu o interesse antes do "Era uma vez a vida" começar... 

Passo então a mostrar o que fazem as crianças que preferem não ver televisão. 
Hoje foi assim: 



Brincou! Sozinha, enquanto os pais trabalhavam... É, as crianças são capazes de fazer coisas sozinhas e de inventar. (Em termos técnicos trabalhou o jogo simbólico, o teatro e a criatividade enquanto respeitou o nosso tempo de trabalho). 

Antes do almoço fizemos uma pista de obstáculos na sala: saltar, rastejar, dar cambalhota e encestar uma bola, durante uns minutos. (Temos aqui a Educação física.) 

No final, pediu para cozinhar. (Portanto, podemos acrescentar a vida prática, matemática e conhecimento do mundo.) 



Após o almoço fomos até lá fora exercitar os músculos novamente (Educação Fisica)... Aqui não há perigo de encontrar aglomerados populacionais 😆... (Formação Pessoal e Social, consciência de si e do outro). 



Voltamos a casa e encontramos uns bichinhos no páteo exterior (alguns estavam escondidos atrás das plantas 😉 tivemos que procurar). Novamente conhecimento do mundo, método científico e observação. 

Mais umas voltinhas de bike, desta vez sem mãos no guiador (ainda bem que estava com rodinhas)... E lembrou-se que já não pintava há algum tempo!(Educação artística) 



O resto do dia foi passado na sala, com a TV desligada, a ouvir música enquanto construía com blocos de madeira, pedras coloridas, matrioskas e outros brinquedos de empilhar e encaixar. De novo a arte presente. 

À noitinha, depois do ritual da história (linguagem oral e abordagem à escrita) disse: "Amanhã não me apanhas na televisão! Prefiro dormir!!!" 😂 (Formação pessoal e social) 

Ora, depreendo que basta seguir a criança e cuidar do ambiente para proporcionar um desenvolvimento adequado. 

Já dizia Dra. Montessori: 
"Follow the child"! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!