Observar a criança, planear intervenções e deixá-la aborrecer-se...
De vez em quando diz coisas assim:
- "Estou aborrecida"...
Ao que se segue:
- "Preparas - me uma surpresa?"
Como não está habituada a entreter-se com jogos eletrónicos, as surpresas que pede são desafios, livros, jogos...
Já tínhamos feito culinária de manhã e este foi o "desafio" improvisado, para o tempo de jardim. Não estava preparada para apresentar algo muito estruturado e para dizer a verdade, nem tinha vontade para o fazer.
Sempre que o tempo permite, ficamos no exterior a aproveitar o ar livre e o calor do sol. E foi para lá que fomos.
Num tabuleiro, coloquei uns cartões em 3 partes (originalmente em inglês) que legendei em português (à mão) , um conjunto de letras maiúsculas de trabalhos manuais, bandeiras dos dois países (parte de um jogo de memória da flying tiger), uma prancha com bloco desenho e uma caneta. O "tapete" rosa serve para delimitar o espaço de utilização do material.
Ela achou a coisa relativamente fácil (já consegue ler algumas palavras) mas ficou satisfeita e curiosa com as palavras em inglês. Acabou por escrever as partes do ciclo de vida no bloco, em maiúsculas, dizendo-as em voz alta para perceber os sons e não apenas copiando.
Apercebi-me no entanto que já é capaz de reconhecer maiúsculas e minúsculas de imprensa, uma vez que os cartões estão escritos em minúsculas.
É apenas através da observação que conseguimos verificar as conquistas das crianças, para depois podermos planear novas intervenções, mais tarde.
Se eu considero importante saber ler aos 5 anos? Não!
Mas, como não é algo imposto, é um interesse dela há bastante tempo. Como considero importante dar resposta aos interesses das crianças, permito-lhes aumentar conhecimentos dentro das suas capacidades. É a criança que nos mostra se está preparada, ou não, para aprender determinadas coisas e isso só se percebe através da observação.
Igualmente importante é perceber que nem sempre as crianças estão na nossa linha de pensamento e é necessário reformular propostas.
Não propus nada... Também é necessário aborrecer-se é não depender do adulto para se ocupar.
O resto da tarde tomou um rumo completamente diferente, passando para experiências mais sensoriais, motoras e... Terminando num banho demorado.
- "Estou aborrecida"...
Ao que se segue:
- "Preparas - me uma surpresa?"
Como não está habituada a entreter-se com jogos eletrónicos, as surpresas que pede são desafios, livros, jogos...
Já tínhamos feito culinária de manhã e este foi o "desafio" improvisado, para o tempo de jardim. Não estava preparada para apresentar algo muito estruturado e para dizer a verdade, nem tinha vontade para o fazer.
Sempre que o tempo permite, ficamos no exterior a aproveitar o ar livre e o calor do sol. E foi para lá que fomos.
Num tabuleiro, coloquei uns cartões em 3 partes (originalmente em inglês) que legendei em português (à mão) , um conjunto de letras maiúsculas de trabalhos manuais, bandeiras dos dois países (parte de um jogo de memória da flying tiger), uma prancha com bloco desenho e uma caneta. O "tapete" rosa serve para delimitar o espaço de utilização do material.
Ela achou a coisa relativamente fácil (já consegue ler algumas palavras) mas ficou satisfeita e curiosa com as palavras em inglês. Acabou por escrever as partes do ciclo de vida no bloco, em maiúsculas, dizendo-as em voz alta para perceber os sons e não apenas copiando.
Apercebi-me no entanto que já é capaz de reconhecer maiúsculas e minúsculas de imprensa, uma vez que os cartões estão escritos em minúsculas.
É apenas através da observação que conseguimos verificar as conquistas das crianças, para depois podermos planear novas intervenções, mais tarde.
Se eu considero importante saber ler aos 5 anos? Não!
Mas, como não é algo imposto, é um interesse dela há bastante tempo. Como considero importante dar resposta aos interesses das crianças, permito-lhes aumentar conhecimentos dentro das suas capacidades. É a criança que nos mostra se está preparada, ou não, para aprender determinadas coisas e isso só se percebe através da observação.
Igualmente importante é perceber que nem sempre as crianças estão na nossa linha de pensamento e é necessário reformular propostas.
Não propus nada... Também é necessário aborrecer-se é não depender do adulto para se ocupar.
O resto da tarde tomou um rumo completamente diferente, passando para experiências mais sensoriais, motoras e... Terminando num banho demorado.
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