Primavera com cheirinho a chocolate!

Cozinhar com as crianças pode ser uma tarefa divertida e recheada de aprendizagens!

 A ideia não foi minha... Foi dela, mas como já lhe tinha prometido que faríamos um bolo num destes dias de isolamento, teve mesmo que ser! "Follow the child..." 

As promessas devem ser cumpridas, sobretudo aquelas que fazemos aos mais pequenos. Primeiro porque não as esquecem e depois lorque podem perder a confiança em quem as fez. 
Para começar, coloquei na mesa todo o material e ingredientes necessários. Usei um daqueles preparados da "Branca de Neve" pois nos dias que correm achei por bem guardar a farinha e açúcar para a próxima... 

À última da hora decidimos que não íamos usar a forma do coelhinho (fica para depois) mas sim a dos bolinhos de Primavera (porque tinham formas de borboleta e ela anda numa de borboletas). 
Porque devemos envolver as crianças nestas tarefas? 

Ao "ler" uma receita, a criança organiza o pensamento, pensa no que vai ser necessário e a sequência que deve seguir. 

Ao medir as quantidades dos ingredientes (ou ao contar os ovos que devemos colocar no recipiente), a criança aprende conceitos matemáticos (contagem, unidades de medida, números, pesos, quantidades...) sem que os mesmos sejam impostos ou provocados pelo adulto. 
Enquanto mexe a "massa do bolo", usa a batedeira elétrica ou enche as formas, promovemos a capacidade de coordenação motora, força e destreza manual bem como o equilíbrio ao transportar os recipientes com líquidos. 

É claro que a tarefa seria mais rápida e sujaria menos se fosse apenas realizada por um adulto, mas não seria tão estimulante para as nossas crianças 🙂. 

Hoje, teremos bolinhos caseiros para o lanche, "made with love" ❤️


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância da plasticina nas competências de escrita.

DIY Caixa de areia Montessori (pré-escrita)

Onde quer que vás, leva os teus filhos contigo!