Queridos Pais, não fiquem demasiado preocupados com os conteúdos escolares...


Cada criança é única, é especial e aprende ao seu próprio ritmo. 

Nesta altura, nem todos estarão receptivos à ideia de transformar a casa numa extensão da escola, de ver o seu lar "invadido" por videochamadas de professores, de assistir a aulas na televisão, de olhar para os colegas através de um ecrã só para dizer "olá" ou realizar inúmeras fichas de trabalho... 

Não será por ficar em casa alguns meses que vão deixar de aprender. Aliás, estamos constantemente a aprender coisas novas e a consolidar aprendizagens em todas as situações! 

Não fazer nada, o aborrecimento ou brincar livremente o dia todo também são formas de aprendizagem! 

Muitas vezes, os conteúdos propostos nas escolas nem são adequados aos interesses ou necessidades de todas as crianças... Já pensaram nisso? 

São, na maioria das vezes, impostos por programas, pensando no geral e não nas especificidades dos contextos. 

Às vezes avaliamos os peixes pela sua capacidade de subir às árvores... 

Aproveitemos este tempo para reforçar laços familiares, para usufruir plenamente do tempo em família, para valorizar as pequenas coisas do dia-a-dia, para conhecermos melhor as nossas forças e fraquezas, para educar com amor e transmitir o legado que realmente queremos deixar aos nossos filhos.

Nesta altura, as nossas crianças estão exactamente onde devem estar, com as famílias, que sabem o que é melhor para elas, que as cuidam e protegem. 

As nossas crianças são o nosso futuro, o nosso maior tesouro! 

Contem com os Educadores e Professores para vos apoiar nas duvidas que possam surgir, mas saibam que o vosso papel é o mais importante! 

Se receberem trabalhos para as crianças, façam apenas aqueles que vos fazem sentido! 

É convosco que as crianças aprenderão a ser fortes, a ser resilientes, a ultrapassar dificuldades e a enfrentar adversidades.

Se durante este tempo, todos os pais cuidarem bem do domínio emocional, no final tudo ficará bem! Sabemos que alguns sofrerão perdas insubstituíveis mas aprenderão a resiliência.

Estamos todos no mesmo barco, remaremos juntos para que possamos chegar a um porto seguro ❤️. 

Comentários

Unknown disse…
Obrigada pelas palavras mas não é nada fácil por na prática.obrigada
Ina Marques disse…
Eu sei que não é fácil... Mas siga o que o seu coração lhe diz e se precisar de algum apoio, não hesite em pedir :) ninguém sabe tudo nem consegue fazer tudo sozinho! Obrigada por ler e pelo seu comentário!
Unknown disse…
Sou mãe e professora e concordo com basicamente tudo o que disse, no entanto, há apenas um parágrafo que quanto a mim, não é totalmente verdade! Quando diz " É convosco que as crianças aprenderão a ser fortes, a ser resilientes, a ultrapassar dificuldades e enfrentar adversidades", não é bem assim! A minha experiência no ensino, já vai para quase 21 anos, diz- me que infelizmente há alunos que nunca tiverem referências familiares e que todas as aprendizagens/ensinamentos são adquiridas junto dos seus professores♥️

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!