E é assim tão simples a educação ambiental?


É! Basta dar o exemplo! Tem-se falado muito sobre a necessidade de reconexão com a natureza. Então, chegou a oportunidade de reflectir sobre o assunto pois as crianças não podem (re)conectar-se com algo que lhes tem sido muitas vezes distante. Convém não esquecer que elas aprendem o que vivem! E sim, sujar-se faz parte do processo.



O Dia Mundial da Terra comemora-se amanha, 22 de Abril e surgiu inicialmente para alertar sobre a preservação do meio ambiente. Haverá melhor forma de o fazer do que deixar os nossos filhos usufruirem das maravilhas da Terra, de verão e de inverno? 





Nestes dias de confinamento sentimos mais a falta da liberdade, dos espaços comuns e sobretudo dos lugares mas belos do nosso planeta, na natureza! É, por isso, uma excelente oportunidade para conversarmos com as nossas crianças sobre aquilo que podemos fazer todos os dias para preservar o nosso planeta. Com os devidos cuidados e devido distânciamento social, de vez em quando fazemos umas caminhadas aqui à beirinha de casa. Por sorte temos campos, rio e floresta.

Boas Práticas
Ao incentivar boas práticas de conservação ambiental, estamos a promover aprendizagens sobre o meio em que a criança vive e a sensibilizar para a importância do equilíbrio ecológico. Poupar água, apagar as luzes e cuidar das plantas, são alguns dos exemplos ao alcance dos mais novos. Mas, não esqueçamos o contacto directo com o ambiente. Ninguém aprende sobre as estações do ano se não as sentir (primavera, verão, outono e inverno)... Nós andamos lá fora o ano todo! E... O inverno e a neve são das preferidas! E não, não ficamos doentes por isso.



Usar e reutilizar
Por cá, já usamos sacos de pano para o lanche (um deles até foi feito pela escola da Íris por altura do "pão por Deus"), para guardar roupas e para ir às compras. É importante perceber que a maior parte das coisas não são descartáveis. 


Os frascos de vidro servem sempre para reutilizar depois de lavados (seja para guardar outros alimentos, objectos, para utilizar nas actividades de vida prática, nas aguarelas, redecorar, entre outras)e os brinquedos também devem ser preservados! Temos muitos brinquedos antigos e outros novos mas todos são para cuidar e preservar! 

Desde o início do confinamento que a pequena se dedicou a coleccionar rolos de papel higiénico vazios (aliás, se a deixarmos, armazena todas as caixas, frascos e papéis) que guarda religiosamente num saco para depois reutilizar ainda não se sabe bem para quê. 

Brinquedos ecológicos
Damos preferência a brinquedos em madeira, pela sua durabilidade, versatilidade e sustentabilidade. Garanto-vos que por estes dias são os que mais conseguem cativar a atenção da pequena, que passa horas nas suas construções! 



Brinquedos e jogos reciclados
Também utilizamos e reutilizamos materiais nas nossas brincadeiras.



Este fim-de-semana construímos estas "lanternas" com umas imagens de EVA (que, por acaso é pouco ecológica) guardadas há uns 15 anos  e que com a lanterna de um telemóvel, serviram para inventar histórias à noite, em família.

Reciclagem
Nãocusta nada (é só separar o lixo), pode ser divertido e ainda podemos ganhar uns prémios a jogar "recycle bingo". Fazemos reciclagem desde sempre! Costumamos participar nas actividades do Centro de Educação Ambiental de Esposende e da Lipor.



Ela brinca livremente com as tampas que vamos separando para as causas solidárias mas também podemos construir padrões e obras de arte enquanto estão cá em casa... Porque não? 



Enquanto falamos de ambiente, não podemos esquecer-nos dos animais. Por sorte temos estes amigos como vizinhos e de vez em quando vamos visitá-los...



Vida selvagem e atividades sobre animais

A vida animal é sempre fascinante e desperta um grande interesse por parte dos mais pequenos. No blogue gobabygoblog, podemos encontrar um kit de materiais (gratuito) para imprimir, que aborda os animais, seus habitats e suas características. Tem imagens lindíssimas! Retirei estas imagens do instagram, mas podem ver o kit Aqui




Natureza
Aproveitem para observar os pequenos detalhes da natureza que rodeiam os nossos lares. Os passarinhos que conseguimos observar da janela, os estados do tempo, os insectos, caracóis... Podem fotografá-los, desenhá-los ou apenas observar!



Deixo aqui algumas actividades e jogos sobre o tema
(basta clicar no link)



FELIZ DIA DA TERRA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!