"Mamã, o que é a Páscoa? O que significa a Cruz?"

E foi com esta pergunta que achei que tinha chegado a altura de aprofundar os conhecimentos sobre a Páscoa. Porque foi um interesse dela, porque somos católicos e a Educação Cristã começa em casa. 

Não adianta nada ir assistir à Eucaristia quando não se compreendem os significados, nem se vive como Cristão no dia a dia.

Conversamos sobre a Bíblia e recordamos que nesse "livro" podemos encontrar muitas histórias sobre Jesus. Claro que ela associou e falou logo no menino Jesus, do Natal. Referi que, nesta história  da Páscoa, conta-se uma parte em que Jesus já é adulto. 
Queria fazer um "resumo" e fui buscar este recurso que estava guardado há alguns anos...
Comecei por lhe falar sobre a ida de Jesus a Jerusalém por altura da Páscoa e tinha sido recebido em festa pelas pessoas, que gostavam muito dele, colocaram-lhe capas no chão e ramos de palmeiras para Ele passar (como agora fazemos quando recebemos o Compasso, à excepção deste ano).
Jesus era bom e explicava a toda a gente como era importante sermos bons uns para os outros. 

No tempo de Jesus, por esta altura, as pessoas também trocavam ovos, só que não eram de chocolate, eram ovos normais... Simbolizavam o fim do inverno e início da primavera, representavam o renascimento e as pessoas enterravam-nos nos campos de cultivo para obterem uma boa colheita.
Enquanto eu montava a cena seguinte, da festa e do jantar("ceia pascal")que Jesus fez com os seus discípulos, (seus seguidores e amigos), ela usou o outro painel e as restantes figuras para colocar Jesus a falar com as as crianças e outras pessoas... 
Associamos a ceia à celebração da Eucaristia. Depois conversamos sobre os soldados que vieram buscar Jesus pois algumas pessoas importantes diziam que Ele tinha feito mal às pessoas... 
Disse ela: - "Tinham ciúmes, não era?". Condenaram Jesus e os castigos, naquele tempo eram muito cruéis e Jesus morreu.
Só que Jesus não ficou morto... Quando umas senhoras muito amigas de Jesus se levantaram muito cedo para ficar junto ao sepulcro (expliquei como sepultavam as pessoas naquele tempo e também já tinhamos visto no museu...) a pensar em Jesus, apareceu um anjo que lhes disse que Jesus já não estava ali, tinha Ressuscitado!
Contaram a toda a gente e aos amigos de Jesus, que foram confirmar. Mais tarde, Jesus veio ter com eles e disse-lhes "A Paz esteja convosco! Agora ide por todo o mundo e dai esta notícia". 

E foi por isso que hoje enfeitamos a nossa cruz! 
Ela fez ainda algumas perguntas sobre a morte na cruz e a crucificação, pois não é referido na história.

No final, diz ela: "Conta-me mais, quero saber mais sobre o Jesus!"

E assim iniciamos a catequese em casa 😉!

Aleluia, aleluia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!