Os vírus, os germes ,a medicina e porque é que é importante ficar em casa, explicado aos mais pequenos!

Brincar é mesmo uma coisa muito séria! As brincadeiras livres devem ser proporcionadas e simplesmente observadas, de preferência sem a interferência do adulto, para que possam emergir os verdadeiros interesses da criança.

No entanto, compete ao adulto cuidar do ambiente em que a criança brinca, facilitando o despertar de interesses por diversas aprendizagens. Este artigo vem no seguimento de um anterior, sobre o nosso consultório de brincar e que podem ler AQUI

Temos feito algumas adições de materiais ao espaço que já tinhamos criado, mantendo o interesse pela área, permitindo alargar conhecimentos e integrar algumas informações sobre o contexto global actual, que não tinhamos aprofundado até ao momento.


Na Páscoa, a tia/madrinha ofereceu esta nova "paciente", a Alice, que trouxe mais alguns acessórios médicos 😍 e deixou a pequena super-hiper-mega feliz!

Desde a criação do "Consultório de brincar" já adicionamos:

Esta coleção é simplesmente fantástica e capaz de cativar facilmente o interesse dos mais pequenos pelo corpo humano. Já temos este livro há algum tempo cá em casa e na escola também foi um sucesso!


- O modelo do corpo humano;
Esqueleto e órgãos que tinhamos, da clementoni, só que estava guardado na caixa, até agora!


- Cartões em 3 partes dos órgãos do corpo humano
Nós não temos, mas existem as miniaturas dos órgãos da safari ltd e que podem ser encontradas nas lojas: casa capaz, mumuchu e montessori para todos, para complementar os cartões.


- Cartões informativos: "Fala-me sobre germes"
Recebi este recurso por e-mail: "Germs Mini Unit", da Trillium Montessori que será temporáriamente gratuito (aproveitem para fazer o download enquanto não se paga) e achei que estava na mesma linha da medicina. Explica alguns termos e definições sobre o que temos ouvido frequentemente nos meios de comunicação social, tais como a doenças, formas de prevenção de doença, profissionais de saúde, entre outros.Por isso, adaptei alguns materiais para a língua portuguesa, imprimi, plastifiquei.


- Cartões de contagem;
Incluímos estes cartões no consultório, para as consultas de rotina das "crianças" de 4 e 5 anos. No nosso caso, mais para utilizar as molas pequenas (motricidade fina)do que para o conceito de número e quantidade, que nesta idade já está perfeitamente consolidado até ao número 10.

 


- Cartões em 3 partes sobre os germes;


- Construção de livro para consulta de informação;
Depois de exploramos o vocabulário (palavras e significados)dos cartões sobre os germes, a "Dra. Gabby" escreveu os títulos no seu livro para colorir.


- Máscaras, comprimidos e braçadeira ajustável para medidor de tensão;

Adicionamos as máscaras, a braçadeira (ajustável ao tamanho dos bebés) ao medidor de tensão e os comprimidos (em goma EVA) ao espaço. 

Com estes mini-filmes da playmobil, podemos explicar melhor o que é o coronavírus e porque é que é importante ficar em casa. Já os vimos vezes sem conta!!!

Porque é que é importante ficar em casa agora e manter a distância?


O que é o coronavirus?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cá em casa não há banhos de água gelada mas eu não sou influencer nem influenciável!

As festas de "finalistas" de creche, JI, 1° e 3° ciclo não servem para nada! Vamos criar rituais de passagem originais?

Todas as crianças deviam ter a oportunidade de construir cabanas durante a infância! - Os jardins de infância não são "gaiolas"!